Notícias
Professor da ESD realiza viagem de estudos no Marrocos
A Escola Superior de Defesa (ESD), representada pelo professor doutor Fábio Albergaria de Queiroz, realizou uma viagem de estudos no Marrocos, de 4 a 11 de setembro, com o objetivo de coletar dados e realizar entrevistas com autoridades marroquinas para subsidiar a elaboração de um livro que abordará a cooperação Brasil - Marrocos na construção de uma zona de paz e cooperação no Atlântico, com foco aos temas atinentes à Defesa, Geopolítica e Relações Internacionais.
A atividade foi fruto do Memorando de Entendimento assinado entre a ESD e o Colégio Real de Ensino Superior Militar (CREMS), em 1º de junho de 2023. O Senado Federal aprovou, também, em 25 de maio deste ano, o Acordo Marrocos-Brasil em matéria de Defesa. A parceria entre as escolas de Defesa prevê, entre outras atividades, a cooperação no ensino superior militar, o intercâmbio de oficiais, a participação em exercícios operacionais, trocas de conhecimentos acadêmicos e a organização conjunta de cursos e workshops científicos.
O professor Fábio estuda o entorno estratégico e os interesses do Brasil referente à Costa Ocidental da África onde está inserido, em sua porção mais extrema ocidental da África, o Marrocos. “Localizado entre três espaços geoestratégicos vitais – Mundo Árabe, África e Europa Mediterrânea – o país tem adotado uma política externa pragmática em relação a vários temas que desafiam a estabilidade da ordem internacional e que vão ao encontro de nossos interesses imediatos tais como: mudanças climáticas, crises migratórias, intolerância religiosa e terrorismo. Por isso, a importância de entender, em sua plenitude, as potencialidades advindas da cooperação entre os dois países atlânticos”, explicou.
A missão contou com visitas às cidades de Rabat, Casablanca, Kenitra, Benguerir e Tanger, onde foram realizadas diversas atividades de caráter acadêmico e de representação institucional junto a importantes interlocutores como o Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Transição Energética e Desenvolvimento Sustentável, Portos de Tanger e Casablanca, Universidade Politécnica Mohammed VI, Policy Center for the New South, CREMS, Instituto Amadeus (Think Tank), Secretaria de Infraestrutura e Água, Grupo OCP.