Notícias
Presidente do Ipea ministra palestra na ESD sobre Geopolítica e Dinâmicas Demográficas
Publicado em
13/10/2025 15h58
A Escola Superior de Defesa (ESD) recebeu, nesta segunda-feira (13/10), a Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Dra. Luciana Mendes Santos Servo, para ministrar a palestra intitulada “Geopolítica e dinâmicas demográficas no contexto global e nacional”.
A atividade integrou a programação do Curso de Geopolítica e Defesa (CGEOD 2025) e reuniu alunos e professores do Curso.
Em sua exposição, a Dra. Luciana abordou as transformações demográficas em curso no Brasil e no mundo, destacando seus impactos sobre o desenvolvimento, a segurança e a defesa nacional.
O encontro proporcionou um espaço de reflexão interdisciplinar, aproximando os campos da economia, da demografia e da geopolítica, e reforçando o compromisso da ESD com a formação de profissionais capacitados para compreender e atuar diante dos desafios contemporâneos da sociedade e da defesa.
Fotos: Assessoria de Comunicação Social / ESD


