Notícias
Pesquisadores da ESD participam de projeto sobre biodiversidade do Alto Rio Negro, realizado em Manaus (AM)
Entre os dias 22 e 25 de abril de 2025, três professores e pesquisadores da Escola Superior de Defesa (ESD) representaram a instituição no 1º Encontro do Projeto “TSIINO HIIWIIDA: Revelando múltiplas dimensões da biodiversidade de plantas e fungos do alto Rio Negro”, sediado pelo Comando Militar da Amazônia (CMA), em Manaus (AM). A iniciativa, aprovada em 2024 na Chamada Expedições Amazônia+10 do CNPq, é liderada pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e reúne instituições de pesquisa de oito estados brasileiros e do Reino Unido.
Os professores da ESD Paulo Câmara, Coronel José Roberto (EB) e Coronel Selma Gonzales (EB) integram o grupo de especialistas que irá atuar na produção de conhecimento científico sobre uma das regiões mais biodiversas do planeta, situada na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Colômbia e lar de mais de 24 etnias indígenas.
Ao longo dos próximos três anos, o projeto prevê a realização de, no mínimo, sete expedições para coleta de espécimes botânicos, além de ações educativas junto às comunidades locais, avaliação dos impactos das mudanças climáticas, registro de eventos relacionados à saúde única e catalogação de plantas e fungos, com abordagem transdisciplinar na região de São Gabriel da Cachoeira (AM).
A iniciativa conta com o apoio estratégico do Comando Militar da Amazônia (CMA) e com a colaboração de bolsistas indígenas oriundos das comunidades tradicionais da área de atuação.


