Notícias
Palestra sobre a Gestão do Conhecimento é realizada na ESD
O Corpo Permanente que compõe a equipe da Escola Superior de Defesa (ESD) participou, na manhã de sexta-feira (23), no auditório Gustavo Heck, de uma palestra sobre a Gestão do Conhecimento. A atividade foi realizada pela Assessoria de Planejamento e Gestão (APG), com o objetivo de vencer desafios, por meio do mapeamento de processos.
A palestra foi ministrada pelo adjunto da APG, Coronel R1 Intendente da Aeronáutica Jorge Gonçalves Amorim. O palestrante abordou a importância de gerir os conhecimentos e as etapas para realizar essa gestão. Para atingir os objetivos, o Coronel Amorim explicou o que é competência, que muitas vezes é confundida com conhecimento. Segundo ele, o tripé da competência envolve conhecimento (sabe uo que fazer), habilidades (sabe como fazer) e a atitude (tem o desejo de fazer). “Competência é a união das três capacidades. Nem todos possuem as três, mas elas podem ser complementadas com a capacidade dos colegas”, destacou.
Ainda, de acordo com o Coronel Amorim, quem é competente age colocando o conhecimento em prática para solucionar problemas. “O principal conhecimento que precisamos gerir é o crítico. Ele é relevante, não só para a execução da estratégica organizacional, como também para a execução e gerenciamento dos processos prioritários”, disse.
Em sua explanação, destacou que é importante estruturar o conhecimento da empresa, para que decisões possam ser tomadas de forma estruturada e com qualidade “Nossos conhecimentos precisam ser compartilhados para que todos tenham acesso e possam realizar as tarefas, caso o responsável esteja ausente”, complementou.
O Comandante e Reitor da ESD, Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, agradeceu ao palestrante e enfatizou que a palestra é uma forma de compartilhar o conhecimento com todos que fazem parte da Escola e, desta forma, possam contribuir para o trabalho. “Somos 213 e cada um aqui presente é importante para a ESD, porém a gente passa e a instituição fica. Precisamos ser bons, não só no que fazemos individualmente, mas, sobretudo, como equipe”, finalizou.