Notícias
Ministro da Defesa abre o Ciclo Anual de Palestras de 2025 e profere a aula magna do CAED na Escola Superior de Defesa
A Escola Superior de Defesa (ESD) realizou, nesta terça-feira (18), a aula magna do Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED 2025), proferida pelo Ministro de Estado da Defesa, José Mucio Monteiro. O evento faz parte do Ciclo Anual de Palestras (CAP), em que autoridades civis e militares falam sobre pautas relevantes para a defesa nacional. Esta primeira edição teve como tema “O Ministério da Defesa e os Desafios para a Defesa e a Segurança do Brasil”.
A Comandante da ESD, Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins, abriu a solenidade, destacando a relevância da ocasião e o papel da Escola como um centro de excelência para o debate e a difusão do conhecimento em defesa. “A presença do Senhor Ministro enriquece o ambiente acadêmico, enobrece o diálogo e atualiza o panorama do trinômio segurança, desenvolvimento e defesa, capacitando pessoas para construir uma mentalidade de defesa junto à sociedade brasileira”, afirmou.
Em sua palestra, o Ministro ressaltou os desafios da defesa nacional diante das transformações tecnológicas e geopolíticas globais. Destacou a importância da antecipação estratégica, da colaboração entre instituições e da necessidade de um Brasil preparado para garantir sua soberania. “A Defesa é uma capacidade concreta; não há espaço para amadorismo, improvisação ou meias soluções. Ou o País tem, ou não tem”, disse.
O Ministro também abordou o impacto das inovações tecnológicas no cenário militar e reforçou a importância da cooperação. “Trabalhamos juntos para proporcionar às novas gerações um cenário cada vez mais promissor, estável e seguro, no qual haja uma maior e melhor integração entre as agências e instituições brasileiras, além da cooperação e ampliação dos laços de confiança e de amizade com os países vizinhos”, destacou.
O Ministro da Defesa também lançou um desafio aos alunos do CAED, incentivando para que, ao fim do curso, desenvolvam propostas concretas para a defesa. “O mérito de estar aqui pertence a cada um dos senhores, a responsabilidade de dedicar-se aos estudos, hoje, e de exercer suas funções, no futuro, também pertence a cada um de vocês. Trabalhem em cooperação, pois o resultado será refletido na competência e na capacidade profissional de cada um dos senhores, diante dos desafios que o futuro lhes reserva”, finalizou.
Participaram da atividade o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen; o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire; o Chefe de Assuntos Estratégicos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Arthur Fernando Bettega Corrêa; o Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto, General de Exército Francisco Humberto Montenegro Junior, representando o Comandante do Exército, além de outras autoridades militares e civis.
CAED 2025
O curso tem como objetivo desenvolver competências em matéria de Segurança, Desenvolvimento e Defesa, a partir de estudos sobre a realidade brasileira e seu entorno. A turma é composta por 105 alunos, sendo 58 militares das Forças Armadas, sete militares das Forças de Segurança Pública, 38 civis de 22 instituições do Governo Federal e dos governos estaduais, além de alunos de Nações Amigas: França e Índia.
Por 1º Ten Nádia Fontes
Fotos: SGT Da Rocha/SD Neiva
Assessoria de Comunicação Social
Escola Superior de Defesa
(61) 2023-5018



