Notícias
Evento internacional destaca contribuições da ESD para a diplomacia científica polar
A Escola Superior de Defesa (ESD) marcou presença na 64ª edição da revista Northern Notes, publicação internacional que destacou o intenso calendário de conferências científicas sobre o Ártico e o papel de instituições de ensino e pesquisa na diplomacia polar.
Entre os destaques, está a participação da ESD no I Latin Polar Workshop, realizado nos dias 1 e 2 de outubro de 2025, no Instituto Universitário Militar (IUM), em Lisboa (Portugal). O evento teve como objetivo fortalecer a cooperação científica e diplomática entre países latino-americanos e do sul da Europa nas pesquisas sobre o Ártico e a Antártica, reunindo mais de cem participantes — entre pesquisadores, estudantes, militares e diplomatas — em formato presencial e online.
Por meio do Núcleo de Estudos Polares (NEPESD) e de seus pesquisadores, a ESD reafirmou seu papel estratégico na construção de uma agenda científica e diplomática comprometida com a sustentabilidade, a governança e a segurança climática global. A professora Ana Flávia Barros-Platiau (UnB/ESD) foi uma das palestrantes convidadas na sessão “Comunicação entre Ciência e Tomada de Decisão sobre os Polos”, ao lado de especialistas da Argentina, Portugal e Espanha. Já o professor Paulo Câmara (NEPESD/ESD) participou do painel “Ciência e Segurança no Ártico e Atlântico”, além de apresentar as atividades do Núcleo durante o painel final sobre centros de pesquisa polares.
Docentes e discentes da Escola também contribuíram com a apresentação de pôsteres científicos, abordando temas como diplomacia científica, políticas públicas e segurança ambiental, entre eles:
• Do Policy-Makers Listen to Polar Science? — Ana Flávia Barros-Platiau, Laura C. Feindt Urrrejola Silveira e Israel de Oliveira Andrade.
• Polar research and the One Health perspective — José Roberto Pinho de Andrade Lima, Paulo Câmara, Marcelo Henrique Soler Ramada e Amanda Caroline Marques Saúde.
• Science Diplomacy and Antarctic Technospheres: Antarctic Data as a Common Good of Humankind — Laura Urrejola Silveira, Ana Flávia Granja e Barros, Mariano Damian Ferro e Ana Luísa da S. S. Ribeiro.
A participação da Escola Superior de Defesa no I Latin Polar Workshop evidencia o compromisso da instituição com a integração entre América Latina, Europa e o Ártico, fortalecendo o diálogo interdisciplinar sobre segurança, defesa e diplomacia científica.
