Notícias
ESD sedia o III Seminário Muniz Aragão – Medicina Veterinária Militar
A Escola Superior de Defesa (ESD) sediou, na tarde desta terça-feira (17/06), o III Seminário Muniz Aragão – Medicina Veterinária Militar, realizado em formato híbrido com o apoio do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).
O evento integrou as comemorações do Dia da Medicina Veterinária Militar e homenageou o Tenente-Coronel Médico João Muniz Barreto de Aragão, patrono da Medicina Veterinária Militar Brasileira, que completaria 154 anos nesta data. Reconhecido como um dos pioneiros da área de pesquisa de Zoonoses e doenças dos rebanhos, Muniz Aragão teve papel fundamental na construção das bases da profissão no país, sendo o criador e primeiro diretor da pioneira Escola de Veterinária do Exército em 1910. O legado do insigne baiano está hoje refletido na centenária atuação da veterinária no contexto das Forças Armadas e na pujança da produção animal no Brasil.
Ao longo da programação, especialistas civis e militares debateram temas estratégicos e atuais da Medicina Veterinária Militar, como Defesa Alimentar, Inspeção de Alimentos e Bromatologia, Saude Única, Saúde de Cães Militares, Manejo e Bem-estar de Equinos Militares, Biossegurança, Bioproteção, Biodefesa e Pesquisa Biomédica.
O seminário destacou a importância da Medicina Veterinária no campo da Defesa Nacional, evidenciando seu papel essencial na promoção da saúde pública, na proteção da saúde nas operações, na inteligência em saúde, na segurança dos alimentos e na vigilância epidemiológica de Zoonoses, além de sua contribuição para a prontidão e a resiliência das Forças Armadas.



