Notícias
ESD recebe comitiva da Faculdade Nacional de Defesa do Sultanato de Omã
A Escola Superior de Defesa (ESD) recebeu, na tarde desta quarta-feira (09/04), uma comitiva da Faculdade Nacional de Defesa do Sultanato de Omã. O objetivo da visita foi conhecer a ESD e explorar as possibilidades de cooperação entre as duas instituições de ensino.
A delegação, composta por cerca de 30 militares e civis, foi recebida pela Comandante e Reitora da ESD, Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins e pelo Diplomata de Ligação do Ministério das Relações Exteriores junto à ESD, Embaixador George Torquato Firmeza.
Na ocasião, a delegação conheceu setores da Escola e assistiu a uma apresentação institucional ministrada pelo Coronel R/1 Vladimir Schubert Neiva Ferreira. Ao longo da explanação, foram abordados a história, a missão e os cursos da ESD, com ênfase nos que são voltados para alunos de Nações Amigas.
O Chefe da Delegação foi o Contra-Almirante (Rear Admiral) Ali Abdullah Mohammed Abdullah Al Shidi, que agradeceu a receptividade, comentou sobre a importância da visita e destacou as comemorações pelos 50 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e o Sultanato de Omã. “Esta relação está sempre evoluindo. A nossa presença aqui é a prova disso, para fortalecer as relações bilaterais, principalmente nas áreas acadêmicas entre as duas Escolas”, frisou o Oficial-General.
Relações Diplomáticas
Em 2024, comemorou-se o cinquentenário das relações diplomáticas entre o Brasil e o Sultanato de Omã, localizado no sudeste da Península Arábica. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, os laços diplomáticos entre o Brasil e Omã foram estabelecidos em 3 de julho de 1974. Em 2008, o Brasil inaugurou embaixada residente em Mascate. Já a embaixada de Omã em Brasília foi aberta em 2013.


