Notícias
Comitiva da Universidade La Salle realiza intercâmbio na ESD
Uma comitiva da Universidade La Salle, oriunda de Manaus (AM), está na Escola Superior de Defesa (ESD). A visita institucional remete à parceria entre as duas instituições, voltada para o intercâmbio e troca de conhecimentos sobre o tema Segurança e Defesa Nacional. A atividade complementar de ensino da Universidade tem por objetivo ampliar a formação, incrementando o ensino, a pesquisa e a extensão dos graduados.
O grupo, formado por alunos de Direito e Relações Internacionais, além de professores, passarão a semana na ESD, onde assistirão aulas sobre Documentos Estratégicos de Defesa, como o Livro Branco, sobre a Amazônia, e conhecerão mais sobre os cursos em Defesa Nacional ministrados pela instituição.
A ESD também acompanhará o grupo em visitas ao Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), ao Centro de Estudos Estratégicos do Exército Brasileiro (CEEEx), ao Ministério das Relações Exteriores, finalizando com circuito histórico pela Capital Federal.
O Chefe do Departamento Acadêmico, General de Brigada da Reserva Carlos Henrique Teche, realizou a apresentação de boas-vindas. Na ocasião, abordou a história da criação da ESD e a Política Nacional de Defesa (PND). “Falamos sobre o documento condicionante ao mais alto nível do planejamento de defesa do País, que tem como um dos objetivos ampliar o envolvimento da sociedade brasileira nos assuntos de Defesa Nacional. A visita da Universidade La Salle cumpre este propósito”, declarou.
A Professora de Relações Internacionais Gabriella Machado Nobre, da Universidade La Salle, falou sobre as expectativas com a visita. “É uma oportunidade para que os alunos conheçam, além da estrutura da ESD, a Política Nacional de Defesa. Além disso, representando a região amazônica, podemos tratar de questões sobre a segurança internacional na nossa região, algo muito importante ”, declarou.
Já o aluno Miguel Fernandes Soares de Oliveira destacou a experiência. “Tenho certeza que vamos adquirir mais conhecimentos na área de Defesa Estratégica, aprofundando aspectos políticos e aspectos militares, de forma complementar”, afirmou.
Além de aulas, a ESD também acompanhará o grupo em visitas ao Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), ao Centro de Estudos Estratégicos do Exército Brasileiro (CEEEx), ao Ministério das Relações Exteriores, finalizando com circuito histórico pela Capital Federal.
Fotos Soldado Pedro Lucas / ESD