Notícias
ESD realiza o Exercício de Crise Internacional 2025
A Escola Superior de Defesa (ESD) realiza, nos dias 5, 6, 7 e 12 de agosto, o Exercício de Crise Internacional (ECI 2025), parte fundamental do Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED). A simulação prepara os alunos para enfrentar e gerenciar cenários de crises internacionais complexas.

- Foto: 3º SGT DA ROCHA
Segundo a Coordenação-Geral do Exercício, o ECI 2025 tem como objetivos: aplicar os conhecimentos das disciplinas do CAED a um cenário simulado de crise internacional; articular temas contemporâneos — com destaque para a questão ambiental — com temas de Defesa; e consolidar, na prática, os fundamentos teóricos e conceituais estudados ao longo do curso.
Para a Coordenadora Pedagógica do CAED, Tenente-Coronel R/1 (FAB) Márcia Sousa Marques, o ECI é uma estratégia educacional que permite revisar conceitos e pressupostos teóricos trabalhados ao longo de disciplinas como “Estudos Estratégicos”, “Geopolítica” e “Relações Internacionais”, promovendo a interdisciplinaridade entre os conteúdos.
“O exercício é desenvolvido por meio de metodologia ativa de aprendizagem – a gamificação – utilizando simulação aproximada da realidade, com foco na temática ambiental. Entre seus benefícios, destacam-se a motivação para aprender, o alcance dos objetivos pedagógicos e, em especial, o protagonismo do aluno em seu processo de aprendizagem”, completou a Tenente-Coronel Márcia.
Assim como nas edições anteriores, o ECI 2025 conta com a participação de graduandos dos cursos de Relações Internacionais e Jornalismo da Universidade Católica de Brasília. A iniciativa contribui para a disseminação da mentalidade de defesa e estimula a integração entre civis e militares em prol da soberania e segurança nacionais.


