Notícias
ESD realiza o encerramento da 13ª edição do Curso de Direito Internacional dos Conflitos Armados (CDICA)
A Escola Superior de Defesa (ESD) realizou, nesta sexta-feira, 26 de abril, o encerramento da 13 ª edição do Curso de Direito Internacional dos Conflitos Armados (CDICA), turma Águia de Haia. Participaram do CDICA, 46 alunos, sendo 21 militares e 25 civis oriundos de 23 instituições.
O objetivo do Curso foi desenvolver competências, a partir de estudos relacionados ao Direito Internacional dos Conflitos Armados (CDICA), para assessoramento, no alto nível, em questões de interesse das Forças Armadas e de órgãos que participam dos processos internacionais de paz e de mitigação dos efeitos dos conflitos armados, no campo do Direito Internacional Humanitário (DIH).
A oradora da turma, Delegada de Polícia Civil, Sabrina Leles de Lima Miranda, agradeceu a todos os organizadores, professores do curso e aos colegas de turma pela experiência proporcionada. “Sinto-me honrada por ter participado deste curso diferenciado e de alta qualidade. O CDICA possibilitou um grandioso aprendizado a todos nós, e certamente significou um divisor de águas em nossas carreiras”, declarou.
A Comandante e Reitora da ESD, Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins, parabenizou os alunos pela escolha do nome da turma “Águia de Haia, que homenageia o célebre brasileiro Rui Barbosa, grande jurista e orador que tão bem representou nosso País no exterior. “A formação certamente enriqueceu os alunos com uma bagagem de conhecimentos e uma compreensão mais profunda dos desafios que enfrentamos no cenário global. Desejo que os senhores e as senhoras possam aplicar os conhecimentos adquiridos neste curso em suas esferas de atuação e que possam ser agentes de mudança em um mundo onde a compaixão e a legalidade devem prevalecer sobre a violência e o desrespeito aos direitos humanos”, finalizou.
Mais informações sobre o CDICA e outros cursos da ESD podem ser acessadas NESTE LINK.



