Notícias
ESD Realiza Estudo Interdisciplinar de Campo nos EUA

- .
A Escola Superior de Defesa (ESD) e a Escola Superior de Guerra (ESG) realizam, nesta semana de 16 a 20 de outubro, o Estudo Interdisciplinar de Campo em Washington-DC, nos Estados Unidos da América. A comitiva das Escolas é composta pelos alunos do Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED) e estagiários do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE), além de parte de seus respectivos corpos docentes.
Em seu primeiro dia de atividades, foram ministradas palestras no Colégio Interamericano de Defesa (Inter- American Defense College), no Fort McNair. O Embaixador da Organização dos Estados Americanos (OEA), Benoni Belli, discorreu sobre a organização e funcionamento da OEA e o Conselheiro Bernardo Paranhos Velloso apresentou o Painel de Segurança Hemisférica.
Na parte da tarde, o Major-Brigadeiro Flávio Luiz de Oliveira Pinto, Diretor-Geral da Secretaria da Junta Interamericana de Defesa (JID) abordou o funcionamento e o papel da JID.
Também deram as boas-vindas às comitivas o Major-General Richard Heitkamp, Diretor do CID, o General de Brigada Carlos Eduardo Barbosa da Costa, Vice-Diretor e o Professor Dr Roberto Pereyra Bordón, que ministrou a palestra ” A Segurança Multidimensional - principais desafios de segurança e defesa.

- .

- .

- .
Integram também a comitiva das respectivas escolas o Vice-Almirante Gilberto Santos Kerr, Comandante da ESG e o Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, Comandante Reitor da ESD.

- .
O CAED tem como objetivo desenvolver competências em matéria de Segurança, Desenvolvimento e Defesa, a partir de estudos sobre a realidade brasileira e seu entorno, priorizando os interesses da função estatal Defesa Nacional, a fim de propiciar a profissionais de direção e assessoria superior, instrumental teórico-prático útil à formulação de políticas e estratégias no campo da Defesa, em sentido amplo.
Saiba mais como realizar os Cursos da ESD em www.gov.br/esd