Notícias
ESD realiza Estudo Interdisciplinar de Campo na Base Aérea de Anápolis
Um grupo de 120 pessoas, formado por alunos do Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED 2023) da Escola Superior de Defesa (ESD), além de representantes do corpo permanente da instituição, realizaram o Estudo Interdisciplinar de Campo nas instalações da Base Aérea de Anápolis (BAAN) da Força Aérea Brasileira (FAB). O evento ocorreu nesta terça-feira (23), em Anápolis (GO).
Durante a atividade, a comitiva conheceu os Esquadrões Aéreos que operam na Organização Militar, bem como o avião cargueiro multimissão KC-390, o caça F-5 e o caça supersônico F-39 Gripen, bem como as aeronaves E-99 e R-99, voltadas para tarefas de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento, além de Ações de Alerta e Controle em Voo. Os visitantes também conheceram o míssil IGLA-S, operado pelo 3° Grupo de Defesa Antiaérea (3º GDAAE).
A Base Aérea de Anápolis é a mais estratégica da Força Aérea e por isso integra as atividades dos alunos do CAED. Para a Policial Penal Federal Adriana Vessoni, foi uma satisfação conhecer as instalações da Base Aérea de Anápolis. “Este foi o meu primeiro contato aproximado com aeronaves da FAB e, por isso, eu me sinto grata e feliz por participar”, disse.
O Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Raimundo Carvalho, também expressou a satisfação com a atividade. “Estou bastante impressionado com os equipamentos, com o profissionalismo e também com todos os militares envolvidos. Isto só vai engrandecer o nosso Curso na ESD”, declarou.
A Conselheira do Ministério de Relações Exteriores (MRE), Gilsandra Clark, também falou do exercício em campo. “Foi um prazer e um orgulho conhecer as instalações, que são muito amplas. Nós conhecemos mais sobre o KC-390 e o Gripen, que são orgulhos para todos nós brasileiros”, disse.
CAED – O objetivo do Curso de Altos Estudos em Defesa da ESD é desenvolver competências em matéria de segurança, desenvolvimento e defesa, a partir de estudos sobre a realidade brasileira e seu entorno, priorizando os interesses da Defesa Nacional, a fim de propiciar a profissionais de direção e assessoria superior instrumental teórico-prático útil à formulação de políticas e estratégias no campo da Defesa em sentido amplo.
Para mais informações sobre o curso, clique aqui.
Fotos Cabo L. Carvalho, Soldado Pedro Lucas /ACOMSOC-ESD