Notícias
ESD realiza diplomação dos alunos do Curso Superior de Inteligência Estratégica
A Escola Superior de Defesa (ESD) realizou, nesta sexta-feira (30), a diplomação dos alunos do Curso Superior de Inteligência Estratégica (CSIE-2023). Esta foi a 27ª edição, sendo que a turma Argus, assim denominada pelos alunos, foi composta por 43 participantes, sendo 12 militares das Forças Armadas, dez militares das Forças Auxiliares e 21 civis de órgãos de Segurança Pública e de outras estruturas de Estado, totalizando 32 instituições da administração pública.
O evento contou com a presença do Chefe do Departamento Acadêmico e Vice-Reitor da ESD, General de Brigada R1 Carlos Henrique Teche; do Diplomata de Ligação, Embaixador George Torquato Firmeza; do Diretor do Centro de Inteligência da Marinha, Contra-Almirante Giovani Corrêa; e do Superintendente de Ação Fiscal da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Cláudio Ianeli, dentre outras autoridades.
O objetivo do curso foi desenvolver competências para o exercício de funções na área de Inteligência Estratégica na Administração Pública e, em especial, nos órgãos ligados ao Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN).
Durante a cerimônia, o Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, Luciano Alessandro Winck Gallicchio, aluno do CSIE e orador da turma, discursou sobre suas percepções sobre o Curso. Ele destacou a necessidade do exercício permanente de ações especializadas, voltadas à produção e à difusão de conhecimentos, e também expressou a importância da atividade de inteligência para o Estado Democrático de Direito. Por fim, falou do convívio com seus colegas. “Mais do que o estudo, o convívio com culturas institucionais diversas, o convívio com formas de viver e pensar diferentes, nos traz à mostra uma realidade que não enxergamos, mesmo que ela se faça presente no nosso dia a dia. Permite que enxerguemos características com as quais convivemos durante uma vida, sem nos darmos conta”, observou.
O Chefe do Departamento Acadêmico e Vice-Reitor da ESD, General Teche, complementou sobre a importância da confiança. “Um dos objetivos deste curso é fortalecer a rede de relacionamento e de confiança entre os alunos, sedimentando, ainda mais, a confiança institucional, extremamente importante no trato de assuntos de inteligência”, declarou.
O Curso teve carga horária de 476 horas/aula e duração de 16 semanas, incluindo Estudos Interdisciplinares de Campo, realizados em diversas instituições e órgãos estratégicos, tanto em Brasília (DF), como no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, e na Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR).
As últimas etapas do Curso incluíram exercícios de criação de cenários prospectivos, bem como a realização de apreciações e estimativas de inteligência, além do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
CSIE – Para mais informações sobre o curso e como participar, clique aqui.
Reportagem: Tenente Cristiane dos Santos ACOMSOC/ESD
Fotos: Cabo L Carvalho e Soldado Pedro Lucas / ACOMSOC/ESD