Notícias
ESD realiza cerimônia de abertura do Curso de Logística Estratégica e Defesa 2024
A cerimônia de abertura do Curso de Logística Estratégica e Defesa (CLED) do ano de 2024, fase presencial, foi realizada na manhã desta segunda-feira (29/07), na Escola Superior de Defesa (ESD). Esta é a 2ª edição do CLED, cuja turma é composta por 26 alunos de 18 diferentes instituições.
O evento contou com a presença da Comandante e Reitora da ESD, Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins; do Subchefe de Mobilização do Ministério da Defesa, Brigadeiro Intendente José Lopes Fernandes; e do Subchefe de Logística Operacional do Ministério da Defesa, General de Brigada Maurício de Souza Bezerra.
Segundo a Comandante e Reitora da ESD, este Curso representa uma importante iniciativa na capacitação de recursos humanos para atuarem com eficiência nos níveis gerenciais e de assessoramento, por meio de conteúdo alinhado com a tríade que baliza os estudos na Escola: Segurança, Desenvolvimento e Defesa. “O CLED foi meticulosamente estruturado para proporcionar uma compreensão abrangente sobre Logística e Mobilização Nacional, abordando desde o contexto geopolítico e das relações internacionais, até as metodologias e os instrumentos utilizados para apoio à decisão”, destacou a Major-Brigadeiro Carla.
“Tenho a expectativa de que o Curso possa me agregar de várias formas para compreender melhor as transições de movimentações de materiais dentro do Brasil, as relações exteriores, bem como as questões de geopolítica que eu nunca tinha imaginado, enquanto apenas civil”, comentou o aluno do CLED Kelvin Rodrigues de Oliveira, da Associação Administrativa Evangélica.
CLED
O objetivo do Curso de Logística Estratégica e Defesa (CLED) é desenvolver competências para a atuação nos níveis gerenciais da Logística Estratégica, possibilitando, ainda, assessoramento de alto nível nos assuntos relativos à Mobilização Nacional.
O curso possui a carga horária de 408 horas, na modalidade híbrida, sendo quatro semanas na fase remota e dezesseis semanas na fase presencial.
A turma do CLED 2024 é composta por oito militares das três Forças Armadas, cinco militares das Forças Auxiliares e 13 civis de diversas instituições públicas e privadas. Este grupo conta com 4 alunas.



