Notícias
ESD realiza cerimônia de abertura das atividades do Programa Forças no Esporte
A abertura do ano letivo de 2025 do Programa Forças no Esporte (PROFESP) foi marcada por muita emoção, com apresentações musicais e a leitura de um cordel, realizada pelas crianças e adolescentes atendidos pelo Programa. A cerimônia, que deu início às atividades, ocorreu nesta quinta-feira, 20 de março, na Escola Superior de Defesa (ESD), e contou com a presença de autoridades representantes das instituições envolvidas, além de pais e professores.
Como parte da programação, os alunos do Projeto de Música do PROFESP-ESD emocionaram o público com uma apresentação especial, interpretando canções marcantes. O projeto, coordenado pelo Suboficial Fuzileiro Naval Músico Paulo Soares, conta com o apoio voluntário dos professores Paulo André Tavares, Euclides Fagundes e da 1ª Sargento Barcy. Atualmente, 60 crianças participam das aulas de flauta, violão e percussão, desenvolvendo habilidades musicais enquanto vivenciam experiências sensoriais e cognitivas que contribuem para seu crescimento integral.
A Comandante e Reitora da ESD, Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins, destacou que o PROFESP representa uma iniciativa transformadora, proporcionando oportunidades valiosas para as crianças. “O objetivo do programa vai além do esporte: buscamos promover o desenvolvimento social, educacional e pessoal de cada aluno. Criamos um ambiente seguro e inclusivo, onde o respeito, a superação e o companheirismo são pilares fundamentais”, ressaltou.
A Subsecretária de Educação Inclusiva e Integral da SEEDF, Professora Vera Lúcia Ribeiro Barros, enfatizou a emoção que o evento traz e relembrou o início da parceria com a ESD. “Não perco nenhum evento do PROFESP, tamanha é a emoção que essas crianças nos proporcionam. Estar aqui hoje é como lavar a alma e me fez recordar o momento em que, em 2021, assinei o termo de parceria com o PROFESP. Agradeço a todos que colaboram com o ensino e o bem-estar dos nossos alunos”, declarou.
A Diretora da Escola Classe Alto Interlagos (ECAI), Professora Adriana dos Santos Rocha, reforçou que a parceria com a ESD e com o PROFESP vai além da sala de aula. “Sabemos que o esporte transforma vidas, mas, para nós, ele é um horizonte a mais. Representa a abertura de oportunidades para nossos alunos”, complementou.
Estiveram presentes no evento o Secretário de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais, Idervânio da Silva Costa; o Diretor do Departamento de Projetos, General de Divisão João Alberto Redondo Santana; a Subsecretária de Educação Inclusiva e Integral da SEEDF, Professora Vera Lúcia Ribeiro Barros; a Diretora de Educação em Tempo Integral, Professora Érika Martins; o Coordenador da Regional de Ensino do Paranoá, José Maria Paixão Nascimento; a Diretora da Escola Classe Alto Interlagos (ECAI), Professora Adriana dos Santos Rocha; e a Diretora do Centro Educacional Darcy Ribeiro, Professora Aldeneide dos Santos Rocha.
Sobre o PROFESP
Realizado em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), o PROFESP na ESD foi inaugurado em 2021 e oferece atividades no contraturno escolar para 260 crianças de escolas públicas da região, com idades entre seis e 15 anos.
Na ESD, os alunos têm a oportunidade de participar de atividades de reforço escolar, artes, xadrez, música, civismo, saúde, esportes e bem-estar. Além disso, contam com aulas de natação, voleibol, basquetebol, tênis, circuitos motores e futebol.





