Notícias
ESD realiza cerimônia de abertura da oitava edição do Curso de Altos Estudos em Defesa
A Escola Superior de Defesa (ESD) realizou, nesta quinta-feira (27/02), a abertura da oitava edição do Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED). A turma de 2025 é composta por 105 alunos, sendo 58 militares das Forças Armadas, sete militares das Forças de Segurança Pública, 38 civis de 22 instituições do Governo Federal e dos governos estaduais, além de dois alunos de Nações Amigas: França e Índia.
O evento contou com a presença do Chefe da Divisão de Extensão, Pesquisas e Pós-Graduação e Pró-reitor da ESD, General de Brigada R/1 Marcelo Gurgel do Amaral Silva; do Subcomandante da ESD e Diretor do CAED, Coronel Aviador Gerson Alves de Souza Louzeiro; do Chefe da Divisão de Ensino, Coronel José Antonio Silva Faria; além de professores e alunos do curso. A aula inaugural do curso foi ministrada pelo General Gurgel.
A aluna Marfisa Castro, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, disse que a expectativa com relação ao curso é a melhor possível. “Aliar o conhecimento dos colegas com o conhecimento acadêmico vai fazer com que o CAED 2025 seja um curso que vai trazer os melhores profissionais para a administração pública federal e, para quem faz parte da turma, trará uma experiência acadêmica e profissional de excelência”, afirmou.
O Capitão de Mar e Guerra Wellington Lemos Gagno falou que está muito motivado com o início do curso. “Com o CAED espero estar apto a assessorar não só a minha instituição, como também outras instituições em relação a tudo que irei aprender aqui. O tema defesa não é exclusivo da área militar e o contato com civis altamente qualificados é muito importante para a tríade que começaremos a mergulhar: segurança, desenvolvimento e defesa”, destacou.
Para o Policial Rodoviário Federal, Mateus de Paula, participar do CAED é a realização de um sonho. “É um curso muito desejado, não só em Brasília, mas em todo o Brasil. Eu tenho como expectativa, ao final desse curso, sair ainda mais preparado para poder assessorar a alta gestão da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Ministério da Justiça nas tomadas de decisões, nos rumos para a nossa instituição e no fator cooperação, interagências com outros órgãos”, destacou.
Sobre o CAED
O objetivo principal do Curso é desenvolver competências em matéria de Segurança, Desenvolvimento e Defesa, a partir de estudos sobre a realidade brasileira e seu entorno, priorizando os interesses da função estatal Defesa Nacional, a fim de propiciar a profissionais de direção e assessoria superior, instrumental teórico-prático útil à formulação de políticas e estratégias no campo da Defesa, em sentido amplo.
O CAED é realizado na modalidade presencial, com aulas regulares das 9h às 12h40, às terças, quartas e quintas-feiras. Além disso, há atividades eventuais fora desses períodos, como palestras com autoridades, visitas técnicas em Brasília e arredores e três Estudos Interdisciplinares de Campo (EIC). A carga horária total é de aproximadamente 550 horas, distribuídas ao longo de 39 semanas. A conclusão do curso está prevista para o dia 28 de novembro.




