Notícias
ESD realiza abertura do Curso de Diplomacia e Defesa
Publicado em
10/09/2024 15h39
A cerimônia de abertura e a Aula Inaugural do Curso de Diplomacia e Defesa (CDIPLOD) 2024 foram realizadas, nesta segunda-feira (09/09), na Escola Superior de Defesa (ESD). Esta turma é composta por 36 alunos, de 15 diferentes instituições, públicas e privadas.
A solenidade de abertura e a Aula Inaugural contaram com a presença da Comandante e Reitora da ESD, Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins. Segundo a Oficial-General, o Curso se destaca pela importância e atualidade, especialmente no cenário internacional, em que a integração entre a diplomacia e as questões de defesa desempenha um papel essencial na preservação da paz.
“O CDIPLOD foi meticulosamente estruturado para permitir o entendimento dos princípios do Direito Internacional que orientam as atividades no exterior, assim como o papel estratégico dos Adidos - seja Militar, de Defesa ou de outros órgãos públicos - como agentes coadjuvantes na promoção dos interesses do Brasil no cenário global”, enfatizou a Major-Brigadeiro Carla.
Aula Inaugural
Na tarde desta segunda-feira, ocorreu a Aula Inaugural ministrada pelo General de Exército Gerson Menandro Garcia de Freitas e pelo General de Divisão Elias Rodrigues Martins Filho. O tema da Aula Inaugural foi “Diplomacia e Defesa: Poderoso Vetor de Reforço à Política Externa”. Alguns dos objetivos da Aula foi conhecer a sinergia entre as políticas de defesa e externa do Brasil, bem como identificar os principais eventos e ações diplomáticas conduzidos pelo Ministério da Defesa e pelas Forças Armadas.Os dois convidados têm um vasto currículo na área de Diplomacia e Defesa. O General de Exército Menandro foi Embaixador Plenipotenciário do Brasil (de 2020 a março de 2023), tem Pós-Doutorado em Política, Estratégia e Alta Administração e Doutorado em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).
Já o General de Divisão Elias trabalhou nas Operações de Paz da ONU e como Observador Militar em Angola, entre diversos outros cargos, funções e condecorações.
CDIPLOD
O objetivo do Curso de Diplomacia e Defesa é desenvolver competências próprias da atividade diplomática para profissionais aptos ao exercício dos cargos de Adidos às representações brasileiras no exterior e de Assessor Internacional de órgãos da alta Administração Pública, com ênfase nos interesses da Defesa Nacional. O CDIPLOD é realizado na modalidade híbrida, sendo três semanas de ensino a distância e duas semanas de aulas presenciais, com aulas de segunda a sexta-feira (das 09h00 às 16h15). O Curso tem a duração de 5 semanas e carga horária total de 113 h/a. Ao longo do curso, são ministradas as seguintes disciplinas: Fundamentos da Política Internacional; Defesa Nacional; Diplomacia; Aditância e Assessoria Internacional; e Estudos Aplicados.Para saber mais sobre o CDIPLOD, clique aqui.







