ESD promove Curso de Extensão em Defesa Nacional, em Belém

Publicado em 26/10/2026 15:35Modificado há 3 dias
Compartilhe:
Banner do CEDN com informações de data e inscrições;

A Escola Superior de Defesa (ESD) realizará, de 16 a 19 de novembro, o Curso de Extensão em Defesa Nacional (CEDN) 2026, nas instalações do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA), em Belém (PA). A iniciativa do Ministério da Defesa é gratuita e busca ampliar o envolvimento da sociedade brasileira nos assuntos de Defesa Nacional e promover a reflexão sobre sua importância para o País. A atividade será presencial com transmissão online. Inscreva-se aqui.

Organizado pela ESD desde 2023, em parceria com instituições de ensino superior de diferentes regiões do Brasil, o curso aproxima os setores acadêmico, civil e militar por meio da difusão de conhecimentos sobre soberania, segurança e defesa. A edição de 2026 contará com o apoio do Comando Militar da Amazônia Oriental (CMAO), do Instituto de Estudos Estratégicos da Amazônia (IE2A) e de instituições de ensino superior locais.

A programação prevê conferências, palestras, painéis e aulas de campo, com a participação de especialistas civis e militares indicados pelo Ministério da Defesa, além de professores e palestrantes sugeridos pelas instituições parceiras. As atividades buscam fortalecer a cultura de Defesa e a cooperação civil-militar, bem como estimular o debate sobre temas de interesse nacional.

O CEDN é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, civis e militares, integrantes das guarnições locais, empresários, profissionais liberais e demais interessados da sociedade civil. Com carga horária de 20 horas-aula e possibilidade de realização em formato híbrido, o curso concederá certificado aos participantes que obtiverem frequência mínima de 75%.

A iniciativa está alinhada ao objetivo da Política Nacional de Defesa de ampliar o envolvimento da sociedade brasileira nos assuntos de Defesa Nacional, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes de seu papel na preservação da soberania e dos interesses do Brasil.

Categorias
Defesa Civil e Defesa Nacional
Compartilhe: