Notícias
ESD participa do lançamento do Programa Diálogos Globais no STM
O Programa Diálogos Globais, instituído pelo STM, tem como objetivo promover o intercâmbio técnico, acadêmico e institucional sobre temas estratégicos de defesa, governança e direitos humanos – a ideia é ampliar a função social do Judiciário.
O lançamento ocorreu durante o Seminário Internacional “Formas Inovadoras de Combate à Violência: A importância da Defesa para a Garantia dos Direitos Humanos”, promovido pelo Comitê de Governança e Relações Internacionais do STM e realizado na sede do Tribunal, em Brasília.Ao abrir o seminário, o ministro Artur Vidigal de Oliveira destacou a relevância do encontro diante do cenário global contemporâneo: “Em um cenário de profundas e aceleradas transformações, marcadas por conflitos, avanços tecnológicos, ameaças híbridas e múltiplas manifestações de violência, o diálogo interinstitucional entre defesa, direitos humanos e instituições públicas é inequivocamente indispensável”.
Responsável pelo lançamento e apresentação do programa, a juíza auxiliar da Presidência do STM Bárbara Livio afirmou que a sociedade moderna, em processo de profundas transformações políticas, tecnológicas e culturais, desafia a própria ideia de soberania e exige cooperação entre as instituições, além de um papel mais amplo da Justiça.“A violência já não se limita às fronteiras físicas. Hoje ela é digital, estrutural, simbólica. E nenhuma instituição, nenhum país, pode enfrentá-la sozinho. É nesse cenário que o Superior Tribunal Militar reafirma a sua vocação para o diálogo. Porque nós, dentro da Justiça Militar da União, não apenas julgamos processos. E há muito tempo, o juiz não é mais apenas a boca da lei”, afirmou Livio.
Com informações do STM
Fotos: STM



