ESD inicia processo seletivo para Mestrado em Segurança, Desenvolvimento e Defesa

Publicado em 09/03/2026 14:59Modificado em 11/03/2026 16:00
Compartilhe:
.
.

A Escola Superior de Defesa (ESD) iniciou, nesta segunda-feira (09/03), o Processo Seletivo para Admissão de Aluno Regular no Programa de Pós-graduação em Segurança, Desenvolvimento e Defesa (PPGSDD) 2026, nível Mestrado. As inscrições seguem abertas até o dia 20 de abril.


O Mestrado do PPGSDD é realizado pela Escola Superior de Defesa (ESD), por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, de acordo com o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Segurança, Desenvolvimento e Defesa (PPGSDD). Ao todo, são disponibilizadas 21 vagas.

Os candidatos poderão escolher entre duas linhas de pesquisa na área de concentração de Segurança, Desenvolvimento e Defesa: LP1 (Geopolítica, Diplomacia e Estratégia) e LP2 (Políticas Públicas, Dimensão Humana e Gestão).

Para efetivar a inscrição, os candidatos devem acessar o link, preencher os dados e anexar a documentação, conforme as regras do edital.

Linha de pesquisa 1

GEOPOLÍTICA, DIPLOMACIA E ESTRATÉGIA

Contempla projetos de pesquisa que, no quadro da Segurança, do Desenvolvimento e da Defesa, incorporem elementos, sobretudo dos Estudos de Segurança Internacional (ESI), dos Estudos Estratégicos, da Geopolítica, da Economia Política Internacional e do debate contemporâneo, envolvendo o meio ambiente e a diplomacia. O objetivo é analisar os arranjos institucionais internacionais e nacionais de governança e as dinâmicas regionais e globais abrangendo cooperação e conflito, incluindo suas interfaces com cenários e estruturas de gestão de riscos e crises.

Linha de pesquisa 2

POLÍTICAS PÚBLICAS, DIMENSÃO HUMANA E GESTÃO

Contempla projetos de pesquisa, que no quadro da Segurança, do Desenvolvimento e da Defesa, incorporem elementos, sobretudo dos Estudos de Defesa, da Economia de Segurança e Defesa, da Gestão Pública e dos campos da Logística. O objetivo é analisar as principais dinâmicas dos setores de segurança e defesa nacionais, incluindo suas interfaces com o debate sobre: resiliência; governança, planejamento e gestão de segurança e defesa nacionais; políticas públicas; dinâmicas interorganizacionais e interagências; dimensão humana e fortalecimento do setor aeroespacial e de defesa.

Qualquer dúvida, envie e-mail para ppgsdd.selecao@esd.gov.br

Acesse aqui o edital, o link de inscrição e os formulários.

Acesse aqui mais informações.


Categorias
Educação e Pesquisa
Compartilhe: