ESD inicia fase presencial do Curso de Direito Internacional dos Conflitos Armados

Publicado em 04/04/2023 08:54
Compartilhe:
WhatsApp Image 2023-04-03 at 14.56.46 (2).jpeg

Trinta e oito alunos iniciaram, nesta segunda-feira (3), a fase presencial do Curso de Direito Internacional dos Conflitos Armados (CDICA-2023), na Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília (DF). A solenidade de abertura contou com a presença do novo Comandante da ESD, Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto.

WhatsApp Image 2023-04-03 at 14.56.45 (2).jpeg

O corpo permanente da Escola envolvido no Curso se apresentou para os alunos e, em seguida, cada aluno se apresentou para a ESD. Na ocasião, o Major-Brigadeiro Codinhoto fez uma explanação sobre a Instituição e sobre o Curso. “Fiquei satisfeito com a representatividade da turma, com alunos de quase todos os Estados brasileiros. Desejo que as expectativas sejam atendidas e que as competências desenvolvidas durante o curso sejam úteis no desenvolvimento de suas atividades e nos processos decisórios no que tange ao Direito Internacional dos Conflitos Armados”, declarou.

WhatsApp Image 2023-04-03 at 15.19.27.jpeg

Esta é a 12ª edição do Curso, que tem por objetivo desenvolver competências para assessoramento em questões de interesse das Forças Armadas e de órgãos que participam dos processos internacionais de paz e de mitigação dos efeitos dos conflitos armados, no campo do Direito Internacional Humanitário (DIH).

WhatsApp Image 2023-04-03 at 14.56.45 (1).jpeg

O CDICA possui carga horária de 144 horas, na modalidade híbrida, sendo três semanas de ensino à distância, uma semana de aulas remotas e a fase presencial, com duração de três semanas e término previsto em 20 de abril.

A turma é composta por 18 militares, sendo cinco mulheres, das três Forças Armadas, dois policiais militares, um bombeiro militar e 17 civis de instituições públicas, totalizando 21 organizações distintas.

Categorias
Compartilhe: