Notícias
ESD e Embaixada Britânica realizam curso voltado para Gestão de Defesa
A Escola Superior de Defesa (ESD) e a Embaixada do Reino Unido iniciaram, no dia 12 de junho, o Curso “Gestão de Defesa em um contexto mais amplo de Segurança - 2023" (MDWSC, sigla em inglês). A atividade é resultado de uma parceria entre as duas instituições e ocorrerá até 23 de junho, na ESD, em Brasília (DF). Participam cerca 30 militares e civis, brasileiros e estrangeiros, incluindo representantes do corpo permanente da ESD. A cerimônia de abertura do Curso contou com a participação do Comandante e Reitor da ESD, Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, do Diplomata de Ligação na ESD, Embaixador George Torquato Firmeza e da Ministra-Conselheira e Encarregada de Negócios (embaixadora interina) do Reino Unido, Melanie Hopkins.
O objetivo do Curso é explorar questões estratégicas de Segurança e Defesa para ajudar o Brasil e a região a enfrentar desafios atuais de segurança. Para tanto, serão capacitados civis e militares a assessorar, no nível político-estratégico, sobre questões de Segurança e Defesa no contexto dos desafios contemporâneos de segurança ampliada, abordando questões-chaves de segurança global, compreensão de políticas e estratégicas, aplicação do conceito de governança, debate sobre a importância das relações entre civis e militares, avaliação de gestão de crises, dentre outros temas. O curso terá a carga horária de 50h, distribuídas em duas semanas. A turma é composta por 34 alunos, sendo 30 militares e quatro civis.
Durante a abertura do Curso, o Major-Brigadeiro Codinhoto deu as boas-vindas aos participantes e apresentou o histórico da Instituição, bem como evidenciou a missão da ESD. “Este curso que ora se inicia tem a finalidade de tornar os alunos mais críticos, entendedores e mais precisos nos assuntos de Defesa. Diante disso, buscamos sempre aperfeiçoar os conhecimentos daqueles que passam por aqui, para que possam agregar valor profissional às suas atividades”, declarou.
Em seguida, a Ministra Melanie Hopkins afirmou ser uma honra contribuir com a capacitação. “Acredito que podemos oferecer uma abordagem mais estratégica”, disse. Ela lembrou que esta é a segunda edição do Curso e de forma presencial. “Acreditamos que será ainda melhor este ano, com uma parceria que só se aperfeiçoa entre as duas instituições”, declarou.
Hopkins destacou, ainda, que a ESD já recebeu duas comitivas britânicas e que, no momento, está sendo elaborado um Memorando de Entendimento, o que vai aprimorar, ainda mais, a colaboração mutua. “É muito importante aprender uns com os outros. A nossa proposta é compartilhar experiências e desafios baseados no pilar da Segurança, da Gestão e da Governança”, encerrou.
Fotos Cabo L. Carvalho/ ACOMSOC ESD