Notícias
ESD e Embaixada Britânica concluem curso sobre Gestão de Defesa
Após duas semanas de intensos estudos, a Escola Superior de Defesa (ESD) e a Embaixada do Reino Unido concluíram, nesta sexta-feira (23), o Curso “Gestão de Defesa em um contexto de Segurança Ampliado - 2023" (MDWSC, sigla em inglês). O curso é resultado de uma parceria entre as duas instituições e teve início no dia 12 de junho, na ESD, em Brasília (DF). Cerca de 30 militares e civis, sendo dois participantes oriundos de nações amigas, um do Equador e outro do Uruguai, participaram da atividade.
A diplomação do Curso contou com a presença do Sétimo Subchefe do Estado-Maior do Exército, General de Brigada Fernando Bartolomeu Fernandes; do Chefe do Departamento Acadêmico da ESD, General de Brigada R1 Carlos Henrique Teche; e do Conselheiro da Embaixada do Reino Unido, Tristam Price, dentre outras autoridades.
O objetivo do Curso foi atingido com sucesso, após explorar, de forma ampla, questões estratégicas de Segurança e Defesa para ajudar o Brasil e a região a enfrentar os desafios contemporâneos de segurança ampliada. Para tanto, a capacitação buscou nivelar conhecimentos de civis e militares a assessorar em nível político-estratégico sobre o tema do curso.
O General Fernandes ressaltou a importância da atividade. “Esta foi uma oportunidade de reflexão sobre temas muito importantes. Foram duas semanas das quais tenho certeza que mudaram o olhar sobre a realidade na área de Segurança e Defesa”, disse.
O representante da Embaixada Britânica, Tristan Price, agradeceu pela oportunidade em fazer parte da capacitação. “Foi um compromisso firmado entre a ESD e o Reino unido, fortalecendo, ainda mais, os laços entre as instituições, destacando valores tão importantes para ambos os países. Espero sinceramente que o curso tenha atingido as expectativas de cada um dos participantes”, declarou.
O Diretor do Curso e integrante da Academia de Defesa do Reino Unido, Tenente-Coronel Dominic Spencer, agradeceu a Embaixada Britânica, a ESD e a todos os envolvidos. “A diplomação não é o final da nossa relação. Queremos criar uma rede com os nossos ex-alunos para que possamos continuar nos contactando. A nossa ideia é criar rede de contatos no mundo inteiro, onde poderemos compartilhar conhecimentos e ideias”, afirmou.
Por fim, o General Teche agradeceu a presença de todos. “Foi uma grande alegria abrir as portas da ESD para realizar este trabalho. Agradeço pela confiança e espero que esta parceria possa crescer e ter continuidade”, ressaltou.
R
eportagem Ten JOR Cristiane dos Santos - ACOMSOC /ESD
Fotos Cabo L. Carvalho/ ACOMSOC ESD