Notícias
ESD conclui a 6ª edição do Curso “A Defesa Nacional e o Poder Legislativo”

- Foto: 3ºSGT DA ROCHA
A Escola Superior de Defesa (ESD) realizou, na manhã desta quinta-feira (18), a cerimônia de encerramento do Curso “A Defesa Nacional e o Poder Legislativo” (CDNPL 2025), em sua sexta edição. Com carga horária de 108 horas, o curso foi ministrado no formato semipresencial, com 14 semanas de atividades à distância e duas semanas presenciais.
A turma de 2025 contou com 31 alunos concludentes, sendo representantes do Ministério da Defesa, das Forças Armadas, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR) e da ESD.
O curso teve como propósito desenvolver competências para a compreensão dos conceitos e abordagens sobre segurança, desenvolvimento e defesa nacionais, analisando o papel do Ministério da Defesa, das Forças Armadas e de seus projetos estratégicos, além de sua interface com o Poder Legislativo e os impactos para a Base Industrial de Defesa.
O Tenente-Coronel Fernando Sousa Honorato, aluno do CDNPL 2025, falou, em nome da turma, sobre o curso. “Aqui estamos, ao final de um curso que não apenas nos ensinou, nos convocou, nos confrontou, nos transformou. Hoje, não só encerramos um aperfeiçoamento, mas abrimos uma nova fase de responsabilidade. O CDNPL não é um curso comum. Ele não prepara apenas para a técnica, mas para a missão. Fomos convocados, não, a decorar conceitos, mas experimentá-los, instrumentalizá-los e, se necessário, ressignificá-los à luz de nossa atuação. Esta é uma turma forjada pelo mérito e orientada por uma missão”, destacou.
Em sua fala de encerramento, a Comandante e Reitora da ESD, Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins, destacou o impacto da formação. “O Curso reafirma o compromisso da ESD com a formação de lideranças e com o fortalecimento da mentalidade de defesa na sociedade brasileira. Todos os participantes acrescentam conhecimento técnico, experiências práticas e reflexões fundamentais para ampliar a compreensão dos desafios e das oportunidades no campo da defesa. Desejo sucesso em suas trajetórias profissionais e coloco, mais uma vez, a Escola Superior de Defesa à disposição para futuras colaborações e intercâmbios”, finalizou.


