Notícias
ESD celebra aniversário de 4 anos do PROFESP com cerimônia especial
A Escola Superior de Defesa (ESD) realizou, nesta terça-feira (02/09), a cerimônia em comemoração ao aniversário do Programa Forças no Esporte (PROFESP), que completou quatro anos de atividades na instituição no dia 16 de agosto deste ano.
A solenidade, realizada no Auditório Gustavo Heck, contou com a presença da Comandante e Reitora da ESD, Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins, além de autoridades e representantes das escolas parceiras.
Segundo a Major-Brigadeiro Carla, diversas iniciativas ampliam o impacto do PROFESP: o projeto de música, iniciado em 2023 com professores voluntários sob a coordenação do Suboficial Paulo Soares; a sala de leitura, criada em 2024 com mais de 500 livros doados pelo Embaixador Torquato Firmeza; e o projeto de lutas, iniciado em 2025 com o apoio do Professor Fábio Queiroz.
“Agradeço à Senadora Leila, pela destinação de recursos desde 2023; à Secretária de Educação, Senhora Hélvia Miridan, e à Subsecretária Vera Lúcia, pela dedicação e parceria constantes. Agradeço também à Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto e à Chefia de Educação e Cultura do Ministério da Defesa, às coordenações regionais de ensino, às diretoras Adriana e Aldeneide, às equipes de manutenção e segurança, ao corpo docente da Escola Classe Alto Interlagos, do Centro Educacional Darcy Ribeiro, todos que, com empenho diário, mantêm vivo este projeto”, frisou a Comandante da ESD.
O aluno Irlan Matheus Alves da Paz, do Centro Educacional Darcy Ribeiro, fez uso da palavra. “Quero agradecer, em nome de todos os alunos, por tudo o que recebemos aqui. Esse projeto é mais do que apenas uma extensão da escola, é um espaço de cuidado, aprendizado e oportunidades, é um refúgio para muitos de nós, um lugar onde podemos aprender, crescer e nos desenvolver de maneira integral”, disse.
Criado em 2003 pelo Ministério da Defesa, o PROFESP é desenvolvido em parceria com órgãos educacionais e tem como objetivo promover a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, por meio do acesso a atividades esportivas, físicas, educacionais e culturais.
Na ESD, o programa teve início em 2021, em cooperação com a Secretaria de Educação do Distrito Federal, e já beneficiou mais de 500 estudantes. Atualmente, atende cerca de 260 alunos da rede pública, das escolas Classe Alto Interlagos e Centro Educacional Darcy Ribeiro.
Durante a cerimônia, foi exibido um vídeo institucional relembrando os principais marcos do programa, seguido por apresentações musicais dos alunos, que integram o projeto de musicalização implementado em 2023. Sob a coordenação do Suboficial Fuzileiro Naval Músico Paulo Soares e professores voluntários, cerca de 60 jovens participam de aulas de flauta, violão e percussão.
Também foi realizada a entrega simbólica de exames médicos às diretoras das escolas participantes. Ao longo do ano, os estudantes foram submetidos a avaliações clínicas e físicas conduzidas pela equipe do Hospital Naval de Brasília, em parceria com a ESD, permitindo não apenas acompanhar a saúde dos alunos, mas também gerar dados para estudos acadêmicos.
Em seus discursos, alunos, diretoras e autoridades ressaltaram a importância do programa para o futuro das crianças atendidas e para o fortalecimento da cidadania e da inclusão social. A solenidade foi encerrada com o canto de “Parabéns” em celebração ao aniversário do PROFESP e, também, do Contra-Almirante Leonardo Braga Martins, Subcomandante da ESD, e do Coronel Intendente Luiz Carlos Nunes de Souza, Coordenador-Geral de Apoio, que comemoraram aniversário na mesma data.




