Notícias
Escola Superior de Defesa inicia a 10ª edição do Curso de Diplomacia e Defesa
Publicado em
02/09/2025 14h00
Atualizado em
02/09/2025 14h02
A Escola Superior de Defesa (ESD) deu início, no dia 1º de setembro, à fase de Ensino a Distância da 10ª edição do Curso de Diplomacia e Defesa (CDIPLOD). A atividade, que segue até o dia 3 de outubro de 2025, tem como finalidade desenvolver competências próprias da atividade diplomática para civis e militares que poderão atuar em missões no exterior, em organismos internacionais e em funções voltadas à Defesa Nacional.
Com duração de 5 semanas e carga horária total de 112 horas, o curso é realizado em 2 etapas: fase de ensino a distância, de 1º a 19 de setembro, e fase presencial, de 22 de setembro a 3 de outubro, quando ocorre o encerramento.
Participam desta edição 37 alunos, sendo 13 militares e 24 civis. O público é composto por civis de instituições públicas nacionais, oficiais superiores das Forças Armadas e das Forças Auxiliares, além de oficiais com perspectivas de atuar como adidos de defesa, integrar missões de paz ou exercer funções em organismos internacionais .
A programação do CDIPLOD conta com a participação de embaixadores, ministros, oficiais-generais das 3 Forças, integrantes do Ministério da Defesa e de outros órgãos governamentais, além de professores doutores, ampliando a diversidade de perspectivas e fortalecendo a formação acadêmica e estratégica dos alunos.
O curso é dirigido pelo Coronel (EB) R1 VLADIMIR Schubert Neiva Ferreira, tendo como diretor adjunto o Capitão de Mar e Guerra (RM1) Reginaldo PINTO SAMPAIO, o Professor Dr. FÁBIO como coordenador acadêmico e a Major LIBNA como coordenadora pedagógica.


