Notícias
Escola Superior de Defesa (ESD) e Academia da Força Aérea Brasileira (AFA) realizam 18ª edição do Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional
A 18ª edição do Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN) será realizada de 28 de agosto a 1º de setembro na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). O CADN tem como finalidade o estímulo à reflexão e aos estudos de temas que envolvam a Defesa Nacional. Participam desta edição 255 alunos e professores dos sete minicursos e dos 39 trabalhos selecionados para participar do Congresso. O evento é uma realização da Escola Superior de Defesa (ESD), em parceria com a Academia da Força Aérea (AFA).
A abertura do CADN, terça-feira (29), será realizada pelo Vice-Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Brigadeiro do Ar José Augusto Peçanha Camilo. Também irão participar da solenidade, o Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo e o Chefe do Departamento Acadêmico da ESD, General de Brigada R1 Carlos Henrique Teche.
Após a abertura oficial do evento, os congressistas contarão com duas palestras: uma intitulada “ A Segunda Guerra Fria, a Emergência Climática e os Riscos e Oportunidades do Brasil”, proferida pelo Prof. Dr. Eduardo José Viola (UNB/FGV); e outra sobre “A Ciência como Fermenta Geopolítica”, apresentada pelo Prof. Dr. Paulo Eduardo Câmara Saraiva (UNB/ESD). O primeiro dia do evento terá audiência híbrida, com participação do público presencial e transmissão online na página da ESD no YouTube ( https://www.youtube.com/tvesd ).
O CADN 2023 trará novas oportunidades e incentivos para a comunidade acadêmica. As 39 equipes escolhidas para apresentação dos trabalhos terão apoio de passagens, estadia e alimentação durante todo o evento. Os minicursos e os artigos foram selecionados pelo Comitê Técnico Científico da 18ª Edição do CADN.
Após o período de revisão e avaliação, os artigos aprovados e classificados foram agrupados em Sessões Temáticas e incluídos na grade de eventos do Congresso. Nas Sessões Temáticas, as equipes selecionadas terão oportunidade de apresentar os seus trabalhos, debaterem com os demais Congressistas, além de receber orientações quanto ao prosseguimento.
Será realizada, também, uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça feita exclusivamente para os participantes do Congresso. O encerramento do CADN ocorrerá na noite do dia 31 de agosto, com a diplomação dos quatro melhores trabalhos do Congresso realizada pelo Chefe de Educação e Cultura do EMCFA, General de Exército Francisco Carlos Machado Silva.