Notícias
Escola Superior de Defesa consolida avanços no Mestrado em Economia de Defesa e Espaço
A Escola Superior de Defesa (ESD), em parceria tripartite estabelecida desde 2023 com a Agência Espacial Brasileira (AEB), celebra um marco importante na consolidação do Mestrado em Economia de Defesa e Espaço. Em agosto de 2025, os primeiros alunos da turma inaugural, composta por 45 integrantes, entre militares da Força Aérea Brasileira (FAB) e servidores do Ministério da Defesa (MD), iniciaram a conclusão de suas dissertações.
O programa, inédito no país, tem como propósito formar recursos humanos altamente qualificados e estimular a produção de conhecimento científico em uma área ainda carente de publicações, ao mesmo tempo em que fortalece a rede de interações interinstitucionais no campo da Segurança, Desenvolvimento e Defesa.
No dia 8 de agosto, o Major da Força Aérea Henrique de Souza Ferreira defendeu a dissertação intitulada “O retorno econômico da participação do Brasil em operações da ONU: um estudo sob a ótica do smartpower”, sob a orientação do Coronel José Roberto Pinho de Andrade Lima, docente da ESD. O estudo apresentou evidências relevantes acerca dos ganhos em exportação obtidos a partir das aproximações proporcionadas pelas missões de paz brasileiras no Haiti, Timor-Leste e Líbano.
A banca examinadora contou com a participação dos professores Carlos Eduardo Gomes (ESD) e Jorge Madeira Nogueira (Universidade de Brasília – UnB), que ressaltaram a pertinência e a contribuição da pesquisa para a compreensão do papel do Brasil nas operações de paz da ONU.

