Notícias
Embaixadores do MRE ministram aulas para alunos da ESD
Nos dias 11 e 12 de abril, os alunos do Cursos Superior de Inteligência Estratégica (CSIE), realizado na Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília (DF), assistiram às aulas de dois representantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Embaixador Eduardo Paes Saboia e a Embaixadora Ana Paula Simões Silva. Os visitantes foram recepcionados pelo Embaixador George Torquato Firmeza, Diplomata de Ligação do MRE junto à ESD, e pelo Diretor do Curso, Capitão de Mar e Guerra RM1 Mauro José Silva Gonçalves. O Curso CSIE é composto por 43 alunos de 32 instituições públicas diferentes.
O tema da primeira aula, no dia 11, foi a “Relação do Brasil com a Ásia e a Oceania”, ministrado pelo Embaixador Saboia, que é Secretário de Ásia e Pacífico. Ele abordou como a Ásia se tornou um polo dinâmico da economia mundial no século XXI. “Em 2030, o PIB da Ásia-Pacífico será maior do que o do resto do mundo combinado. Além disso, das dez economias que mais cresceram no mundo em valor absoluto na última década, sete estão na Ásia”, destacou.
A segunda aula, no dia 12, ministrada pela Diretora do Departamento de África, Embaixadora Ana Paula, teve como tema “Política externa do Brasil para a África”. Ela ressaltou características do continente africano, como a população mais jovem do mundo, sendo 60% com idade abaixo de 25 anos. A Embaixador afirmou, também, que até 2025, o continente deve atingir 25% da população mundial, ou seja, 2,4 bilhões de pessoas. Por fim, destacou dados sobre a economia do continente africano. “Desde o início dos anos 2000, a África registra taxas de crescimento econômico mais elevadas do que a média mundial”, destacou.
A África é o terceiro maior continente do mundo. Segundo a palestrante, o conjunto de 54 países africanos conta com 33 embaixadas e dois consulados-gerais do Brasil.
Fotos Cabo L Carvalho e Soldado Pedro Lucas / ACOMSOC ESD