Notícias
Embaixador Sérgio dos Santos ministra Aula Magna para o CDIPLOD
A Escola Superior de Defesa (ESD) recebeu, na quarta-feira, 13 de setembro, o Chefe da Assessoria-Especial de Planejamento Diplomático, Embaixador Sérgio Rodrigues dos Santos, para ministrar a Aula Magna do Curso de Diplomacia e Defesa (CDIPLOD). Com o tema “Política Externa Brasileira”, o Embaixador contou com uma plateia de aproximadamente 200 civis e militares do CDIPLOD, Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED) e representantes do corpo permanente da ESD.
O Comandante e Reitor da ESD, Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto recebeu o palestrante. “Em nome de todos os presentes dou as calorosas boas-vindas ao senhor. É uma satisfação recebê-lo na nossa instituição de ensino que, mesmo tão jovem, apresenta grande relevância para o nosso país”, disse.
O Embaixador agradeceu o convite e ressaltou que é motivo de satisfação pessoal poder estar com seleta audiência. “Digo isso, porque a Assessoria Especial de Planejamento Diplomático do Itamaraty, unidade que chefio no Itamaraty, tem como uma de suas missões principais a produção de informações analíticas e de apoio para o Gabinete do Ministro de Estado das Relações Exteriores”, destacou.
Sua palestra foi dividida em duas partes. Primeiramente, falou sobre aspectos gerais que normalmente são considerados no processo de formulação de uma política externa e, em seguida, abordou os principais marcos conceituais e os objetivos de política externa brasileira com foco nas ações que vem sendo implementadas desde o início do atual governo. “ É uma política que integra esforço mais amplo e contribui para alcançar objetivos e valores almejados pela sociedade brasileira como um todo”, complementou.
CDIPLOD
O CDIPLOD foi criado em 2015 e tem por objetivo desenvolver competências próprias da atividade diplomática para profissionais aptos ao exercício de cargos de adidos às representações brasileiras no exterior e de assessor internacional de órgãos da alta administração pública, com ênfase nos interesses da Defesa Nacional. A turma de 2023 conta com 44 anos, sendo 19 civis e 25 militares das Forças Armadas e Forças Auxiliares.
Para saber mais sobre o curso clique aqui .
T exto: Nádia Fontes
Fotos: Cabo L. Carvalho e SD Pedro Lucas/ESD