Notícias
Concluída a Turma “Brasília 65 anos” do Curso de Logística Estratégica e Defesa
A Escola Superior de Defesa (ESD) realizou, nesta sexta-feira (7/11), a cerimônia de conclusão do Curso de Logística Estratégica e Defesa (CLED) 2025, Turma Brasília 65 anos. O evento, conduzido no Auditório Professor Gustavo Heck, reuniu autoridades civis e militares, integrantes do Corpo Permanente e familiares dos concluintes.
Com carga horária de 360 horas/aula, o CLED teve como objetivo desenvolver competências para atuação nos níveis gerenciais da Logística Estratégica e da Mobilização Nacional, temas de interesse direto do Ministério da Defesa. A terceira edição do curso contou com 25 alunos — entre civis, militares das Forças Armadas e das Forças Auxiliares — representando 18 instituições públicas. O curso foi realizado na modalidade híbrida, com três semanas de fase remota e quinze semanas presenciais.
A Policial Rodoviária Federal Larissa Gabriela Guimarães proferiu, em nome da turma, palavras de agradecimento e reconhecimento ao corpo docente e à coordenação do curso. O CLED foi, para todos nós, uma preparação não só para novos desafios profissionais, mas para pensarmos o Brasil sob a ótica do compromisso com o bem comum”, destacou a oradora.
Durante a solenidade, foram entregues os distintivos aos concluintes e o certificado de destaque de Trabalho de Conclusão de Curso. O reconhecimento foi concedido ao relatório técnico-científico intitulado “A contribuição dos portos secos brasileiros para a Rede Logística Estratégica do Exército no contexto da Mobilização Nacional”, de autoria do Capitão de Corveta (IM) José Roberto Barbosa de Figueiredo e do Major (EB) Thiago Marcelino Pais, sob orientação do Coronel R/1 Luiz Jorge Tavares Cruz.
A cerimônia foi encerrada com as palavras do Comandante Substituto da ESD, Contra-Almirante Leonardo Braga Martins, que parabenizou os formandos e destacou a relevância do curso para o fortalecimento das capacidades logísticas e estratégicas do país. “Uma das maiores contribuições da Escola é estabelecer um espaço permanente de diálogo e convivência harmoniosa entre civis e militares, promovendo a construção de valor público e o fortalecimento da defesa nacional”, concluiu.




