Notícias
Ciclo Anual de Seminários da ESD debate Segurança alimentar e proteção agropecuária Brasileira
A Escola Superior de Defesa (ESD) realizou, na manhã desta quarta-feira (5), no auditório Gustavo Heck, o Ciclo Anual de Seminários (CAS) com o tema Segurança Alimentar. Para discorrer sobre o assunto, foram convidados dois especialistas: a pesquisadora da Embrapa, Dra. Andrea Bertolini e o Chefe Geral da Embrapa Territorial, Gustavo Spadotti. O evento contou com a participação dos alunos do Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED), além de integrantes do Corpo Permanente da ESD.
A pesquisadora falou sobre “A Segurança Alimentar e os desafios globais da atualidade”. Ela iniciou a apresentação, abordando o conceito de segurança nacional que, conforme a Política Nacional de Defesa (PND), é “a condição que permite a preservação da soberania e da integridade territorial”. Segundo ela, a história das civilizações reafirma a importância do acesso aos alimentos na estratégia de controle e poder. “Independentemente da cultura, do país ou do momento histórico, a estabilidade política de um Estado é diretamente proporcional à sua capacidade de garantir a segurança alimentar da população”, disse. Mostrou, ainda, dados sobre os níveis de segurança alimentar em diferentes partes do mundo e a política de segurança alimentar em países como a China e os Estados Unidos.
Já o Chefe Feral da Embrapa, Gustavo Spadotti, discorreu sobre “A produção Agropecuária brasileira e a Sustentabilidade”. Ele mostrou aos presentes a estrutura de atuação da Embrapa e aspectos relacionados às novas tecnologias a serviço do agro e realizou uma análise sobre a preservação da vegetação nativa em propriedades rurais. Apresentou, também, dados sobre as principais produções e exportação do agronegócio brasileiro hoje, como o café, açúcar, carnes bovina, suína e de frango, soja, milho, entre outros.
Segundo ele, a ciência e a tecnologia desenvolvida pela Embrapa e seus parceiros transformaram o Brasil de importador líquido de alimentos, na década de 70, para um dos maiores “players” globais na produção de alimentos, fibras e bioenergia. “O Agro Brasileiro alimenta mais de um bilhão de pessoas no mundo”, destacou.
O Ciclo Anual de Seminários faz parte do conteúdo curricular do CAED e traz sempre temas relevantes relacionados à Segurança, Desenvolvimento e Defesa.
Para participar do CAED – Para realizar os cursos na Escola Superior de Defesa, os interessados – civis e militares – devem ser indicados por instituições parceiras e convidadas pela ESD, que conduzirá o processo seletivo. Os militares e civis das Forças Armadas são indicados diretamente pelo Ministério da Defesa ou pelas respectivas Forças Singulares. Consulte mais informações sobre o CAED AQUI.
Reportagem: 1º Ten MB (RM2-T) Nádia Fontes
Fotos: S2 Pedro Lucas