Notícias
CAED 2025 conclui Estudos Interdisciplinares de Campo no Peru
Parte da turma do Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED 2025) realizou, entre os dias 13 e 17 de outubro, os Estudos Interdisciplinares de Campo (EIC) em Lima, Peru, vivenciando uma imersão em temas ligados à segurança, desenvolvimento, diplomacia, integração regional e defesa. A comitiva foi dirigida pelo Contra-Almirante Leonardo Braga Martins e contou com 50 integrantes do Curso.
As atividades tiveram início no dia 13 de outubro, com visita à Embaixada do Brasil em Lima. Na ocasião, os alunos participaram de um painel com o Embaixador do Brasil, Clemente Baena Soares, e com o Embaixador peruano Roberto Rodríguez, do Ministério de Relações Exteriores do Peru. O encontro abordou as relações diplomáticas e comerciais entre Brasil e Peru, destacando oportunidades de cooperação futura.
No dia 14, a comitiva visitou o Centro de Altos Estudos Nacionais (CAEN), onde o Diretor de Educação e Cultura do Ministério da Defesa proferiu palestra sobre o Enfoque Multidimensional da Segurança Nacional, e o Comandante da Escola Superior Conjunta das Forças Armadas apresentou as operações e ações conjuntas das Forças Armadas do Peru. A programação contou ainda com apresentações culturais, que proporcionaram um momento de integração e valorização da cultura peruana.
Em 15 de outubro, o grupo esteve no Porto de Chancay, onde foi recebido pelo Diretor-Geral Adjunto, Almirante Gonzalo Ríos Polastri. Após uma exposição sobre a estrutura e os projetos do porto — considerado um dos maiores empreendimentos logísticos do país —, os participantes percorreram as instalações de controle portuário, observando a magnitude e o potencial estratégico da obra.
No dia 16, a comitiva visitou o Instituto Nacional de Defesa Civil (INDECI), em Lima. Durante a programação, os alunos participaram de uma palestra sobre o Sistema Nacional de Gestão de Riscos e Desastres, seguida de visita ao Centro de Operações de Emergência Nacional (COEN), responsável pela coordenação das ações de resposta a emergências e desastres em todo o território peruano.
Encerrando o ciclo de visitas, em 17 de outubro, o grupo conheceu o Museu Contemporâneo Chavín de Huántar, que homenageia uma das mais exitosas operações de resgate de reféns da história, realizada na Embaixada do Japão em Lima, em 1997.
A experiência no Peru marcou o encerramento dos Estudos Interdisciplinares de Campo 2025 para essa parte da turma, proporcionando vivências acadêmicas, diplomáticas e estratégicas que reforçam o compromisso da Escola Superior de Defesa (ESD) com a formação de líderes qualificados e preparados para atuar nos desafios contemporâneos da defesa e da segurança.





