Notícias
AEROFIRE reunirá especialistas nacionais e internacionais em combate a incêndios florestais com emprego aeroespacial
A Escola Superior de Defesa (ESD) sediará, nos dias 18 e 19 de novembro, o AEROFIRE – Simpósio Internacional de Combate a Incêndios Florestais com Emprego Aeroespacial, iniciativa vinculada ao Pró-Defesa V e ao projeto “Defesa e Mudanças Climáticas: Interconexões e Dinâmicas Geopolíticas no Âmbito do Entorno Estratégico Brasileiro”. O evento é realizado em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), Universidade da Força Aérea (UNIFA) e instituições acadêmicas e de pesquisa nacionais e estrangeiras.
Com a participação de autoridades civis e militares, pesquisadores, especialistas ambientais, brigadistas, representantes de órgãos governamentais e empresas de tecnologia, o simpósio tem como propósito promover a troca de conhecimentos, estimular parcerias estratégicas e apresentar soluções inovadoras para prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais — fenômeno que tem registrado aumento expressivo nas últimas décadas.
A programação contempla painéis institucionais, experiências das Forças Armadas, apresentações de tecnologias empregadas no combate aéreo, iniciativas de monitoramento, além de mesas-redondas com delegações internacionais de países como Colômbia, Chile, Peru, Rússia e Canadá. Também serão discutidos cenários climáticos, impactos na segurança nacional e perspectivas de integração entre Defesa, órgãos ambientais e centros de pesquisa.
O AEROFIRE integra os esforços de construção de uma rede colaborativa permanente, fortalecendo capacidades nacionais e ampliando a resiliência diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas.
Clique AQUI e inscreva-se.
