Notícias
2ª edição do Seminário de Gestão de Ciclo de Vida de Sistemas de Defesa é realizada na Escola Superior de Defesa (ESD)
- Foto:
Com o tema “Novas Tecnologias: Oportunidades e Aplicações", teve início, na quarta-feira (26), na Escola Superior de Defesa (ESD), o 2º Seminário de Gestão de Ciclo de Vida de Sistemas de Defesa. A atividade segue até quinta-feira (27) e é promovida pelo Ministério da Defesa, por meio da Chefia de Logística e Mobilização (CHELOG), com apoio do Centro de Apoio a Sistemas Logísticos de Defesa (CASLODE). O evento tem como objetivo promover o conhecimento sobre a Gestão do Ciclo de Vida (GCV) e explorar novas tecnologias e suas aplicações no setor de defesa.
Participam do seminário cerca de 200 profissionais militares e civis que atuam nas áreas de logística; aquisições de defesa, gerenciamento da qualidade e de riscos em projetos de defesa; análise de custos de sistemas; especialistas em Gestão de Ciclo de Vida; bem como por representantes de associações, federações e empresas da Base Industrial de Defesa (BID). Temas como inovação, simulação, ciência de dados, tecnologia e gestão do conhecimento foram debatidos no primeiro dia do evento por renomados palestrantes especialistas na área.
A Comandante e Reitora da ESD, Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins, participou da abertura do Seminário que foi presidida pelo Vice-chefe de Logística e Mobilização, Vice-Almirante Manoel Luiz Pavão Barroso. “Vivemos em um mundo em constante transformação e evolução, onde os sistemas de defesa tornam-se cada vez mais complexos. Sendo assim, a necessidade de estarem operacionais, com custos controlados, não pode ser dissociada da capacidade de oferecer um apoio logístico adequado, recebendo uma manutenção eficaz, de forma que sejam empregados com segurança, cumprindo a missão para a qual foram adquiridos”, disse.
Segundo ele, o evento representa um marco significativo na busca pela excelência na Gestão de Ciclo de Vida de Sistemas de Defesa. “A atividade proporciona a oportunidade de estabelecer conexões e colaborações permanentes que nos ajudarão a enfrentar os desafios do presente e do futuro”. De acordo com o Diretor do CASLODE, Contra-Almirante Alexandre de Mello Braga, “para pensar em GCV é fundamental envolver a tríplice hélice: as Forças Armadas, a academia, que traz conhecimentos essenciais, e a indústria, que pode incorporar esses conhecimentos na produção de sistemas e produtos”, explicou.
A abertura do evento também contou com a presença do Subchefe de Logística Operacional, Brigadeiro José Lopes Fernandes; do Subchefe de Logística Estratégica, General de Brigada Maurício de Souza Bezerra; e do Subchefe de Mobilização, Contra-Almirante André Gustavo Silveira Guimarães. O encerramento ocorre nesta quinta-feira, com o Chefe de Logística e Mobilização, General de Exercito Marcelo Arantes Guedon.




