Loja Oficial do PAB no Mercado Livre

Parceria inédita busca promover capacitações e produtos de artesãs e artesãos de todo o Brasil.
Publicado em 08/06/2021 11h13 Atualizado em 22/06/2021 16h57

 ml 1.jpg

 

Parceria inédita busca promover capacitações e produtos de artesãs e artesãos de todo o Brasil 

No dia 28 de maio de 2021 - O Mercado Livre e o Ministério da Economia, através de seu Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), lança a Loja Oficial do Programa do Artesanato Brasileiro no Mercado Livre. A loja virtual já conta com mais de 600 produtos confeccionados por mais de 50 artesãos cadastrados no programa.

A ação reforça o compromisso do Mercado Livre com a democratização do comércio eletrônico e com a inclusão digital e financeira dos artesãos, dando visibilidade aos seus produtos e facilitando o acesso aos consumidores de todo o Brasil", ressalta Laura Motta, Gerente de Sustentabilidade do Mercado Livre no Brasil.

O objetivo da parceria é apoiar a inclusão digital e financeira de profissionais cadastrados no SICAB (Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro), por meio de capacitações, venda de produtos no marketplace e soluções financeiras, potencializando a geração de trabalho e renda: “A parceria com o Mercado Livre não apenas traz visibilidade nacional para o artesanato brasileiro, como também maior geração de renda e acesso a novos mercados consumidores” ressalta Michael Dantas, subsecretário de desenvolvimento das micro e pequenas empresas, empreendedorismo e artesanato do Ministério da Economia.

Na primeira fase do projeto foram mobilizados gestores SEBRAE, coordenadores de artesanato dos estados e representantes da confederação nacional de artesanato para que eles conhecessem o ecossistema de soluções do Mercado Livre. Além disso, foi realizado um webinar ao vivo e gratuito sobre como vender na plataforma para cerca de 5.000 artesãs e artesãos de todo o Brasil.

Como próximos passos, estão sendo preparados novos materiais e capacitações gratuitas sobre as ferramentas digitais do Mercado Livre, buscando incluir cada vez mais artesãos na loja oficial do Programa.

“As ações do PAB têm possibilitado a consolidação do artesanato brasileiro enquanto setor econômico de forte impacto no desenvolvimento das comunidades. As políticas voltadas ao artesanato buscam dinamizar o setor por meio de apoio à comercialização e a divulgação dos produtos artesanais. ” Ressalta Fábio Silva, Coordenador Geral de Empreendedorismo e Artesanato do Ministério da Economia.

Para participar da loja, os artesãos deverão estar com o SICAB válido e enviar seus anúncios por meio do formulário de inscrição no endereço abre.ai/lojapab

                                    ml2.jpg

Então, recapitulando:

1 - Você ainda não tem a carteira de artesão – Vá em http://artesanatobrasileiro.gov.br/acesso e faça seu pré-cadastro e aguarde para a aprovação e liberação da Carteira de Artesão. Após aprovado, vá para o item 3

2 – Você já tem a carteira de artesão e também já tem o cadastro e anuncio no Mercado Livre – vá para o link abaixo  para transferir o seu anuncio para o espeço do PAB.

INCRIÇÕES DE ANUNCIO- PAB E MERCADO LIVRE

3 – Você já tem a carteira de artesão e ainda não tem cadastro nem anuncio no Mercado Livre. Entre no site do mercado livre e entenda passo a passo.

PASSO A PASSO PARA VENDER NO MERCADO LIVRE

Se preferir entre no link abaixo e já cadastra e crie seu anuncio.

CADASTRO MERCADO LIVRE

Depois faça como no item 2 (Faça sua inscrição).