Número Único de Protocolo

Publicado em 27/07/2020 16h41 Atualizado em 04/08/2020 11h24

Número Único de Protocolo

 

O Número Único de Protocolo (NUP) é o número atribuído ao documento avulso ou processo, no momento da autuação ou recebimento junto aos órgãos e entidades da Administração Pública federal, autárquica e fundacional. No caso das empresas públicas estatais sua utilização é facultativa.

Ao padronizar o modelo de numeração de protocolo, o NUP favorece a comunicação dos órgãos e entidades entre si e destes com os usuários dos serviços públicos, que podem consultar no portal do Protocolo Integrado o andamento dos pedidos protocolados junto às instituições integrantes do serviço.

A legislação do NUP foi atualizada pela Portaria Interministerial MJSP/ME n° 11, de 25 de novembro de 2019 e regulamentada pela Instrução Normativa Interministerial n° 13, de 27 de fevereiro de 2020. Os novos normativos orientam sobre medidas de racionalização da atribuição de códigos para unidades protocolizadoras, simplifica o cadastro e dá maior autonomia aos gestores.  

Veja as principais diferenças entre a legislação anterior e a atual:

Portaria SLTI/MP nº 3/2003

Portaria Interministerial nº 11/2019

Determina faixas numéricas para os órgãos

Não prevê faixas numéricas

Trata do Catálogo Nacional de Protocolos da Administração Federal

Institui o Cadastro Nacional de Unidades Protocolizadoras da Administração Pública Federal

O cadastro de unidade protocolizadora é feito mediante envio de ofício ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

Prevê que o cadastro de unidade protocolizadora seja regulado pelo Arquivo Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública e pela Secretaria de Gestão do Ministério da Economia

 

Especifica dimensões da capa dos processos

Não especifica. Esse assunto é tratado na Portaria Interministerial nº 1.677, de 7 de outubro de 2015, que trata dos procedimentos gerais de protocolo no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal

Possui pouca orientação sobre os procedimentos de atribuição de NUP

Institui procedimentos de atribuição de NUP, inclusive quando tramitados entre órgãos

 

Composição do NUP

 

composicao nup.png

 

primeiro grupo é constituído de cinco dígitos, referentes ao código numérico que identifica a unidade protocolizadora do órgão ou entidade de origem do documento, avulso ou processo.

segundo grupo é constituído de seis dígitos, separados do primeiro grupo por um ponto, e determina o registro sequencial dos documentos, avulsos ou processos, que deve ser reiniciado a cada ano.

terceiro grupo é constituído de quatro dígitos, separados do segundo grupo por uma barra e indica o ano de atribuição do NUP ao documento, avulso ou processo.

quarto e último grupo é formado por dois dígitos, separados do terceiro grupo por hífen e indica os dígitos verificadores, calculados de acordo com os procedimentos descritos no Anexo da Portaria Interministerial nº 11/2019.

 

Cadastro de Unidades Protocolizadoras

 O cadastro das unidades protocolizadoras deverá ser realizado no Sistema de Gestão de Unidades Protocolizadoras, mediante cadastro prévio do gestor responsável nos Ministérios e Presidência da República. As entidades vinculadas somente terão autonomia mediante descentralização do órgão superior. 

 

Saiba mais

 

perguntas frequentes.png

Perguntas frequentes 

 

webservice.png

Sistema de Gestão de UP

 

materiais de apoio.png

Material de apoio

 

servico-suporte.png

Serviços de suporte