Notícias

PRISMA FISCAL

Mercado estima crescimento de 26% na despesa primária do governo central para 2020

Analistas demonstram confiança de que as medidas fiscais emergenciais ficarão restritas a este ano
Publicado em 30/06/2020 14h36

A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia (SPE/ME) publicou nesta terça-feira (30/6) a “Nota Informativa - Prisma Fiscal/SPE - Expectativa da Despesa Total do Governo Central para o período 2021 a 2023”. O texto destaca que, para o mercado, as despesas primárias do governo central em 2020 devem crescer 26% em comparação com 2019.

Confira a Nota Informativa - Prisma Fiscal/SPE - Expectativa da Despesa Total do Governo Central para o período 2021 a 2023

A nota ressalta que, desde abril, a despesa total esperada para o próximo triênio (2021, 2022 e 2023) vem sendo reduzida, indicando que, para os analistas, as medidas fiscais emergenciais ficarão restritas a 2020.

 “A manutenção da confiança do mercado em um período tão atípico de nossa história, reflete a solidez conquistada pela equipe econômica liderada pelo ministro Paulo Guedes. O governo sempre foi claro e objetivo em suas declarações e ações. Não há espaço para o desrespeito às regras fiscais.”

O estudo destaca ainda que, mesmo com o impacto fiscal decorrente das ações do governo no enfrentamento à pandemia, o mercado continua a demonstrar confiança de que o processo de consolidação fiscal será mantido em médio e longo prazos por meio da contenção dos gastos públicos e da manutenção do Teto de Gastos.

Prisma Fiscal

O Prisma Fiscal é um sistema de coleta de expectativas de mercado elaborado pela SPE para acompanhar a evolução das principais variáveis fiscais brasileiras: arrecadação das receitas federais, receita líquida do governo central, despesa total do governo central, resultado primário do governo central e dívida bruta do governo geral.

Ele oferece uma oportunidade para o aprimoramento dos estudos fiscais no país, além de facilitar o controle social a partir de uma ancoragem das expectativas quanto ao desempenho destas variáveis.