Notícias

COVID-19

Receita Federal prorroga prazo para transmissão da e-Financeira referente ao primeiro semestre

A iniciativa se deve aos impactos da pandemia da Covid-19, como retração da economia e restrição ao exercício de diversas atividades profissionais
Publicado em 14/08/2020 11h56 Atualizado em 14/08/2020 11h58

A Receita Federal prorrogou, excepcionalmente, para o último dia útil do mês de outubro, o prazo para a transmissão da e-Financeira referente ao primeiro semestre de 2020. A alteração está prevista na Instrução Normativa RFB nº 1.971, publicada nesta sexta-feira (14/8) no Diário Oficial da União.

Os dados relativos a transações de interesse da Receita Federal normalmente devem ser enviados por entidades financeiras – como bancos, seguradoras e corretoras de valores – até o último dia útil de agosto. Porém, em decorrência da pandemia da Covid-19, foram adotadas restrições de circulação de pessoas que resultaram em retração na atividade econômica, e, também restrições ao exercício regular de várias atividades profissionais, inclusive a dos profissionais contábeis responsáveis pela elaboração das escriturações societárias e fiscais das pessoas jurídicas.

Acesse mais informações sobre as medidas tributárias adotadas no combate à Covid-19.