Institucional Sest

Institucional

Conheça a Secretaria


Criada pelo Decreto nº. 8.818, de 21 de julho de 2016, a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais - Sest, atua sobre as empresas em que a União detém a maioria do capital social com direito a voto, direta ou indiretamente, ou seja, as empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias e controladas e demais empresas, denominadas empresas estatais federais.

A Sest é responsável pela elaboração do Programa de Dispêndios Globais – PDG – e da proposta do Orçamento de Investimentos – OI – das empresas estatais federais. Realiza, também, a operacionalização das indicações de Administradores e de Conselheiros Fiscais representantes do Ministério da Economia, bem como se manifesta sobre os pleitos das empresas estatais, no que se refere à política de pessoal, aprovação e eventuais modificações nos planos de previdência dessas empresas e o custeio do benefício de assistência à saúde.

O aperfeiçoamento da gestão administrativa, por meio do aumento da eficácia e transparência na atuação das empresas estatais federais, e a aplicação da Lei de Responsabilidade das Estatais, Lei nº 13.303/2016, também tem orientação e motivação da Secretaria, em busca permanente do fortalecimento das empresas da União. Saiba mais.
 

Missão: 

"Aprimorar a governança das empresas estatais federais, contribuindo para a transparência e maior eficiência do investimento público."

Visão 2021-2023: 

“Ser referência, no Brasil e no exterior, em transparência e governança das empresas estatais.”