MINISTÉRIO DA ECONOMIA Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital |
mapa de GERENCIAMENTO DE riscos |
Processo Administrativo nº 19973.101124/2021-75
AQUISIÇÃO CENTRALIZADA DE ESTAÇÕES DE TRABALHO (DESKTOP) E EQUIPAMENTOS MÓVEIS (NOTEBOOK)
Brasília, Julho de 2021
HISTÓRICO DE REVISÕES |
||||
Data |
Versão |
Descrição |
Fase* |
Autor |
29/04/2021 |
1.0 |
Finalização da primeira versão do documento. |
PCTIC |
Ronald Luís Silva Siqueira |
29/04/2021 |
1.1 |
Revisão e Ajustes |
PCTIC |
Ronald Luís Silva Siqueira |
14/06/2021 |
2.0 |
Revisão e Ajustes após IRP |
PCTIC |
Ronald Siqueira, Cícero Padilha e Silvio Lima |
*Fase: Registro da fase do processo de contratação da solução de TIC relacionada à criação/alteração do Mapa de Gerenciamento de Riscos:
PCTIC – Planejamento da Contratação;
SFTIC – Seleção de Fornecedores;
GCTIC – Gestão do Contrato.
1 - INTRODUÇÃO |
O gerenciamento de riscos permite ações contínuas de planejamento, organização e controle dos recursos relacionados aos riscos que possam comprometer o sucesso do planejamento da contratação, da realização da licitação e da gestão contratual.
O Mapa de Gerenciamento de Riscos deve conter a identificação e a análise dos principais riscos, consistindo na compreensão da natureza e determinação do nível de risco de cada possível evento identificado. Um evento corresponde à combinação do impacto e de probabilidade de ocorrência da situação, que possa comprometer a efetividade da contratação, bem como o alcance dos resultados pretendidos com a solução de TIC a ser adquirida.
Para cada risco identificado, define-se: (a) a probabilidade de ocorrência dos eventos, (b) os possíveis danos e o impacto, caso o risco ocorra. Além disso, são listados possíveis (c) ações preventivas e de (d) contingência (respostas aos riscos). Há também a identificação de responsáveis pelas ações, bem como o registro e o acompanhamento das ações de tratamento dos riscos.
Após a identificação e classificação, deve-se executar uma análise qualitativa e quantitativa dos riscos. A análise qualitativa dos riscos é realizada por meio da classificação escalar da probabilidade (P) e do impacto (I), ou seja, gerasse um Escore de Risco (ER) que é produto da probabilidade pelo impacto (ER = P x I). As tabelas a seguir ajuda a classificar os riscos com base nesses parâmetros:
Classificação |
Descrição |
Valor |
Raro |
Acontece apenas em situações excepcionais. Não há histórico conhecido do evento ou não há indícios que sinalizem sua ocorrência. |
0,10 |
Pouco provável |
O histórico conhecido aponta para baixa frequência de ocorrência no prazo associado ao objetivo |
0,30 |
Provável |
Repete-se com frequência razoável no prazo associado ao objetivo ou há indícios que possa ocorrer nesse horizonte |
0,50 |
Muito provável |
Repete-se com elevada frequência no prazo associado ao objetivo ou há muitos indícios que ocorrerá nesse horizonte |
0,70 |
Praticamente Certo |
Ocorrência quase garantida no prazo associado ao objetivo |
0,90 |
Classificação |
Descrição |
Valor |
Muito Baixo |
Compromete minimamente o atingimento do objetivo; para fins práticos, não altera o alcance do objetivo/resultado. |
0,05 |
Baixo |
Compromete em alguma medida o alcance do objetivo, mas não impede o alcance da maior parte do objetivo/resultado. |
0,10 |
Moderado |
Compromete razoavelmente o alcance do objetivo/resultado. |
0,20 |
Alto |
Compromete a maior parte do atingimento do objetivo/resultado. |
0,40 |
Muito Alto |
Compromete totalmente ou quase totalmente o atingimento do objetivo/resultado. |
0,80 |
A análise quantitativa dos riscos consiste na classificação conforme o resultado do ER do risco. Tal classificação resultará no nível do risco e direcionará as ações relacionadas aos riscos durante a fase de planejamento e gestão do contrato. A figura a seguir apresenta a Matriz Probabilidade x Impacto, instrumento responsável pela definição dos critérios quantitativos de classificação do nível de risco.
Figura 1 - Matriz Probabilidade x Impacto
O nível de risco é representado pelas cores conforme figura a seguir:
O produto da probabilidade de ocorrência do evento pelo impacto de cada risco deve se enquadrar em uma região da matriz de riscos. Caso o risco enquadre-se na região verde, seu nível de risco é entendido como baixo, logo admite-se a aceitação ou adoção das medidas preventivas. Se estiver na região amarela, entende-se como médio; e se estiver na região vermelha, entende-se como nível de risco alto. Nos casos de riscos classificados como médio e alto, devem-se adotar obrigatoriamente as medidas preventivas ou fatores de controle realizar a fim reenquadra o nível dos riscos identificados inicial como inerentes para que eles possam se tornar riscos residuais. Ou ainda, aceitar os riscos identificados conforme o apetite a risco da instituição.
2 - IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DOS PRINCIPAIS RISCOS |
A tabela a seguir apresenta uma síntese dos riscos identificados e classificados neste documento.
Id |
Risco |
Relacionado ao(à):1 |
P2 |
I3 |
Nível de Risco (P x I)4 |
R01 |
Planejamento da Contratação |
0,3 |
0,4 |
0,12 |
|
R02 |
Atraso na oficialização da Ata de Registro de Preço |
Planejamento da Contratação |
0,5 |
0,2 |
0,10 |
R03 |
Informação de volume incompatível com a realidade do órgão partícipe da ARP e com a necessidade durante a fase do IRP, levando a super-estimativa dos volumes com a geração de expectativa irreal para o mercado |
Planejamento da Contratação |
0,3 |
0,4 |
0,12 |
R04 |
Impugnações e Mandados de Segurança. |
Seleção do Fornecedor |
0,7 |
0,4 |
0,28 |
R05 |
Seleção do Fornecedor |
0,3 |
0,2 |
0,06 |
|
R06 |
Gestão Contratual |
0,5 |
0,4 |
0,20 |
|
R07 |
Gestão Contratual |
0,3 |
0,1 |
0,03 |
|
R08 |
Aceitação dos equipamentos fora das especificações definidas. |
Gestão Contratual |
0,3 |
0,4 |
0,12 |
R09 |
Não cumprimento dos níveis de serviços mínimos estabelecidos. |
Gestão Contratual |
0,5 |
0,4 |
0,20 |
R10 |
Gestão Contratual |
0,5 |
0,4 |
0,20 |
|
R11 |
Planejamento da Contratação |
0,3 |
0,4 |
0,12 |
|
R12 |
Concentração de Mercado |
Planejamento da Contratação |
0,5 |
0,2 |
0,10 |
Legenda: P – Probabilidade; I – Impacto.
1 A qual natureza o risco está associado: fases do Processo da Contratação ou Solução Tecnológica.
2 Probabilidade: chance de algo acontecer, não importando se definida, medida ou determinada objetiva ou subjetivamente, qualitativa ou quantitativamente, ou se descrita utilizando-se termos gerais ou matemáticos (ISO/IEC 31000:2009, item 2.19).
3 Impacto: resultado de um evento que afeta os objetivos (ISO/IEC 31000:2009, item 2.18).
4 Nível de Risco: magnitude de um risco ou combinação de riscos, expressa em termos da combinação das consequências e de suas probabilidades (ISO/IEC 31000:2009, item 2.23 e IN SGD/ME nº 1, de 2019, art. 2º, inciso XIII).
3 - AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DOS RISCOS IDENTIFICADOS |
Nesta seção, todos os riscos identificados são analisados (compreende-se a natureza do risco e identifica-se o nível de risco) e avaliados quanto a melhor ação a ser tomada para diminuir seus impactos, quais sejam: evitar, reduzir ou mitigar, transferir ou compartilhar, e aceitar ou tolerar o risco. Os quadros a seguir apresentam a análise e avaliação de cada risco identificado.
RISCO 01 |
|
Risco: |
|
Probabilidade: |
Pouco Provável. |
Impacto: |
Alto. |
Nível de Risco: |
MÉDIO. |
Dano 1: |
Baixa economicidade quando comparada a contratações de grande vulto. |
Dano 2: |
Os órgãos da administração precisariam realizar seus próprios processos licitatórios acarretando maior custo administrativo quando comparada a uma compra centralizada. |
Tratamento: |
Mitigar. |
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
1 |
Publicidade do processo via sítio de compras, Imprensa Oficial, Consulta/Audiência pública; |
Equipe de Planejamento da Contratação |
2 |
Divulgar a ação para o SISP. |
Equipe de Planejamento da Contratação |
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
1 |
Dilação de prazo para oficialização das demandas na IRP. |
Equipe de Planejamento da Contratação |
RISCO 02 |
|
Risco: |
|
Probabilidade: |
Provável. |
Impacto: |
Moderado. |
Nível de Risco: |
MÉDIO. |
Dano 1: |
Atrasos da utilização da ARP pelos órgãos da Administração. |
Dano 2: |
Impossibilidade de atender a demanda do PGC para o ano de 2020 no ano corrente. |
Tratamento: |
Mitigar. |
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
1 |
Especificações técnicas bem elaboradas; |
Equipe de Planejamento da Contratação |
2 |
Planejamento da contratação bem definido; |
Equipe de Planejamento da Contratação |
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
1 |
Manter disponibilizada a EPC para responder aos questionamentos até o fim da fase de seleção de fornecedores. |
Central de Compras e Equipe de Planejamento da Contratação |
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
1 |
Utilizar o volume da demanda inicial tendo como base o volume da contratação a demanda registrada no PAC/PGC para 2021; |
Equipe de Planejamento da Contratação |
2 |
Refinar a demanda por meio da Intenção de Registro de Preço; |
Equipe de Planejamento da Contratação |
3 |
Tratar as demandas recebidas visando identificar a relação quantidade demandada x recursos humanos daquele órgão; |
Equipe de Planejamento da Contratação |
4 |
Definir no cronograma prazo para realização da IRP, tratamento e validação dos quantitativos demandados. |
CENTRAL DE COMPRAS e Equipe de Planejamento da Contratação |
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
1 |
Suspensão/adiamento do processo licitatório visando à revisão das demandas |
CENTRAL DE COMPRAS e Equipe de Planejamento da Contratação |
RISCO 04 |
|
Risco: |
|
Probabilidade: |
Muito Provável. |
Impacto: |
Alto. |
Nível de Risco: |
ALTO. |
Dano 1: |
Paralisação do processo licitatório. |
Tratamento: |
Mitigar. |
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
1 |
Validação das Especificações Técnicas junto a fornecedores; |
Equipe de Planejamento da Contratação |
2 |
Consulta Pública ao Termo de Referência e às Especificações Técnicas; |
Equipe de Planejamento da Contratação |
3 |
Acompanhamento da CONJUR e da SPOA ou unidade equivalente do Órgão Gerenciador; |
Órgão Gerenciador |
4 |
Consulta a processos de contratações conjuntas finalizadas com sucesso; |
Equipe de Planejamento da Contratação |
5 |
Apresentação dos principais pontos da especificação para órgãos de controle. |
Equipe de Planejamento da Contratação |
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
1 |
Resposta fundamentada à impugnação e/ou mandado de segurança no prazo estipulado. |
Órgão Gerenciador, Equipe de Planejamento da Contratação e CONJUR |
RISCO 05 |
|
Risco: |
|
Probabilidade: |
Pouco Provável. |
Impacto: |
Moderado. |
Nível de Risco: |
MÉDIO. |
Dano 1: |
Inviabilização dos objetivos do projeto. |
Tratamento: |
Mitigar. |
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
1 |
Especificações Técnicas bem elaboradas, de modo a estimular a competitividade; |
Equipe de Planejamento da Contratação |
2 |
Validação das especificações junto aos fabricantes e distribuidores; |
Equipe de Planejamento da Contratação |
3 |
Validação do Termo de Referência em Consulta e Audiência Públicas; |
Equipe de Planejamento da Contratação |
4 |
Consulta aos fornecedores e elaboração de planilha de formação de preços, compatível aos praticados no mercado. |
Órgão Gerenciador |
5 |
Definição de preço de referência compatível com a realidade mais recente do mercado por meio de análises, comparações, tamanho da amostra de preço da pesquisa, fonte dos preços pesquisados e compatibilização das demandas do órgãos de controle, a fim de evitar o estabelecimento de preços muito baixos que possam levar a um certame frustado ou deserto ou estabelecimento de preços muito altos que possam representar um risco não desprezível de sobrepreço. |
Equipe de Planejamento da Contratação |
6 |
Buscar atender a demanda da CGU por utilização da faixa de preços mais baixas, considerando as realidades do mercado e as particularidades da amostra de preços coletada para a definição do preço de referência de forma a mitigar o risco de sobrepreços sem comprometer o futuro do certame em função do estabelecimento de preços muito baixos. |
Equipe de Planejamento da Contratação |
7 |
Alinhamento prévio com Órgão de Controle sobre a metodologia de preços a ser utilizada no processo a fim de atender a faixa de menores preços e também mitigar o risco de licitação fracassada. |
Central de Compras |
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
1 |
Revisar o termo de referência. |
Integrantes Requisitante e Técnico |
2 |
Revisar a pesquisa de preços e os valores usados para o estabelecimento do preço de referência. |
Integrante Requisitante e Técnico |
3 |
Republica a licitação ajustada a fim de buscar uma nova concorrência. |
EPC |
RISCO 06 |
|
Risco: |
|
Probabilidade: |
Provável. |
Impacto: |
Alto. |
Nível de Risco: |
ALTO. |
Dano 1: |
Paralisação parcial das contratações |
Tratamento: |
Mitigar. |
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
1 |
Reserva prévia de orçamento por parte da contratante; |
Órgão Contratante |
2 |
Justificativa das necessidades fundamentada no planejamento estratégico do órgão. |
Órgão Contratante |
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
1 |
Revisão e redução dos quantitativos a serem contratados observando-se às necessidade mínimas do órgão contratante. |
Órgão Contratante |
RISCO 07 |
|
Risco: |
|
Probabilidade: |
Pouco Provável. |
Impacto: |
Baixo. |
Nível de Risco: |
BAIXO. |
Dano 1: |
Ônus ao erário. |
Tratamento: |
Mitigar. |
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
1 |
Auditoria nas Faturas Enviadas. |
Fiscais requisitante e técnico |
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
1 |
Aplicação de sanções contratuais; |
Gestor do Contrato |
2 |
Iniciar providências administrativas para ressarcimento de eventual dano ao erário. |
Gestor do Contrato |
RISCO 08 |
|
Risco: |
Aceitação dos equipamentos fora das especificações definidas. |
Probabilidade: |
Pouco Provável. |
Impacto: |
Alto. |
Nível de Risco: |
MÉDIO. |
Dano 1: |
Atraso no recebimento dos equipamentos. |
Dano 2: |
Paralisação parcial das atividades da contratante. |
Tratamento: |
Mitigar. |
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
1 |
Definição de critérios de aceitação e rejeição dos lotes; |
Equipe de Planejamento da Contratação |
2 |
Definição de processos de inspeção dos equipamentos. |
Equipe de Planejamento da Contratação |
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
1 |
Aplicação de sanção, rescisão contratual e convocação do 2º colocado no pregão. |
Órgão Gerenciador |
RISCO 09 |
|
Risco: |
Não cumprimento dos níveis de serviços mínimos estabelecidos. |
Probabilidade: |
Provável. |
Impacto: |
Alto. |
Nível de Risco: |
ALTO. |
Dano 1: |
Paralisação parcial das atividades da contratante. |
Tratamento: |
Mitigar. |
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
1 |
Previsão de sanções; |
Equipe de Planejamento da Contratação |
2 |
Conferência e controle das Ordens de Serviço executadas mediante apresentação de relatórios; |
Fiscais Requisitante e Técnico |
3 |
Controle rígido dos níveis de serviço mínimos definidos. |
Fiscais Requisitante e Técnico |
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
1 |
Advertência, Multa e Impedimento de licitar e de contratar com a União. |
Gestor do Contrato |
RISCO 10 |
|
Risco: |
|
Probabilidade: |
Provável. |
Impacto: |
Alto. |
Nível de Risco: |
ALTO. |
Dano 1: |
Frustração dos interesses. |
Dano 2: |
Paralisação parcial das atividades da contratante. |
Tratamento: |
Mitigar. |
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
1 |
Controle rígido dos prazos de entrega; |
Fiscais Requisitante e Técnico |
2 |
Elaboração e inserção no termo de referência de sanções por atraso; |
Equipe de Planejamento da Contratação |
3 |
Definição de capacidade de produção mínima de entrega; |
Equipe de Planejamento da Contratação |
4 |
Abrir possibilidade de realização de cadastro de reserva para o certame. |
Equipe de Planejamento da Contratação |
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
1 |
Reserva prévia de orçamento por parte da contratante; |
Órgão Contratante |
2 |
Aplicar penalização atinente com o atraso; |
Órgão Contratante |
3 |
Chamar a empresa de Cadastro de Reserva para prestação do fornecimento de bens. |
Órgão Contratante |
RISCO 11 |
|
Risco: |
|
Probabilidade: |
Pouco Provável. |
Impacto: |
Alto. |
Nível de Risco: |
MÉDIO. |
Dano 1: |
Publicização de informações confidenciais. |
Dano 2: |
Problemas de disponibilidade, integridade, confidencialidade e autenticidade. |
Tratamento: |
Mitigar. |
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
1 |
Inclusão de cláusula de sigilo e confidencialidade no contrato prevendo a segurança da informação; |
Equipe de Planejamento da Contratação |
2 |
Incluir especificação específica nos equipamentos visando garantir disponibilidade, integridade, confidencialidade e autenticidade. |
Equipe de Planejamento da Contratação |
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
1 |
Aplicação de sanções contratuais, civil e penal. |
Gestor do Contrato |
RISCO 12 |
|
Risco: |
|
Probabilidade: |
Provável. |
Impacto: |
Moderado. |
Nível de Risco: |
MÉDIO. |
Dano 1: |
Impossibilidade do vencedor do objeto entregar a demanda em sua completude. |
Dano 2: |
Atraso da renovação/atualização do parque computacional do Órgão contratante |
Tratamento: |
Mitigar. |
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
1 |
Dividir o objeto em itens; |
Equipe de Planejamento da Contratação |
2 |
Abrir possibilidade de realização de cadastro de reserva para o certame. |
Equipe de Planejamento da Contratação |
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
1 |
Aplicação de sanções contratuais, civil e penal. |
Gestor do Contrato |
4 - ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES DE TRATAMENTO DE RISCOS |
Nesta seção será apresentada as ações de tratamento dos riscos identificados neste documento.
Data |
Id. Risco |
Id. Ação |
Registro e acompanhamento das ações de tratamento dos riscos |
08/05/2020 |
R1 |
AP1 |
Para o presente processo, aproveitou-se o trabalho realizado na última compra centralizada realizada pela Central de Compras (CENTRAL/SEGES/SEDGG-ME). À época, foi realizada a seguinte ação e mantida no presente planejamento da contratação: Consulta Pública publicada em 08/05/2020, cujas contribuições poderiam ser enviadas até o dia 22/05/2020, conforme https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2020/maio/aberta-consulta-publica-para-compra-centralizada-de-desktops-e-notebooks-destinados-a-orgaos-federais. |
29/04/2021 |
R1 |
AP1 |
Para o presente processo, será realizada a seguinte ação: Intenção de Registro de Preço publicada em 05/05/2021, cujo lançamento da demanda poderia ser realizado até o dia 18/05/2021 (data prevista). |
08/05/2020 |
R2 |
AP3 |
Para o presente processo, aproveitou-se o trabalho realizado na última compra centralizada realizada pela Central de Compras (CENTRAL/SEGES/SEDGG-ME). À época, foi realizada a seguinte ação e mantida no presente planejamento da contratação:: Consulta Pública publicada em 08/05/2020 cujas contribuições poderiam ser enviadas até o dia 22/05/2020, conforme https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2020/maio/aberta-consulta-publica-para-compra-centralizada-de-desktops-e-notebooks-destinados-a-orgaos-federais. |
29/04/2021 |
R3 |
AP1 |
Inicialmente utilizou-se o levantamento oriundo do PAC/PGC para 2021 conforme consta nos Estudos Técnicos Preliminares (SEI n° 14333325) item 4 - ESTIMATIVA DA DEMANDA – QUANTIDADE DE BENS E SERVIÇOS. |
29/04/2021 |
R3 |
AP2 e AP3 |
Para o presente processo, será realizada a seguinte ação: Intenção de Registro de Preço publicada em 05/05/2021 cujo lançamento da demanda poderia ser realizado até o dia 18/05/2021 (data prevista). |
29/04/2021 |
R3 |
AP2 e AP3 |
Para o presente processo, será realizada a seguinte ação: Intenção de Registro de Preço publicada em 05/05/2021 cujo lançamento da demanda poderia ser realizado até o dia 18/05/2021 (data prevista). |
29/04/2021 |
R3 |
AP2 |
Será realizada análise quantitativa das demandas dos Órgãos cadastradas na IRP. A referida análise encontrar-se-á nos Estudos Técnicos Preliminares posteriores. |
Reuniões realizadas entre 09/03/2020 e 16/03/2020; e atualizada em 29/04/2021. |
R4 |
AP1 |
Para o presente processo, aproveitou-se o trabalho realizado na última compra centralizada realizada pela Central de Compras (CENTRAL/SEGES/SEDGG-ME). À época, foram realizadas reuniões iniciais com os fornecedores atinentes à presente demanda visando apresentar as necessidades da Administração, melhor conhecer o mercado e divulgar as especificações iniciais visando colher contribuições e amadurecimento. As Atas de Reunião constam no processo 19973.104350/2019-93 e representam os seguintes documentos no SEI: 6902101, 6952744, 6953357, 6956317, 6979187, 6994857 e 7026958. As especificações foram revistas para a realidade atual e embasadas, novamente, em estudo da Consultoria Gartner. |
08/05/2020 |
R4 |
AP2 |
Para o presente processo, aproveitou-se o trabalho realizado na última compra centralizada realizada pela Central de Compras (CENTRAL/SEGES/SEDGG-ME). À época, foi realizada a seguinte ação: Consulta Pública publicada em 08/05/2020 cujas contribuições poderiam ser enviadas até o dia 22/05/2020, conforme https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2020/maio/aberta-consulta-publica-para-compra-centralizada-de-desktops-e-notebooks-destinados-a-orgaos-federais. |
27/04/2021 |
R4 |
AP4 |
Foi realizado levantamento das últimas contratações centralizadas efetuadas pela a Administração, bem como aquelas com os maiores vultos financeiros dos anos de 2018 a 2020. Esses levantamentos estão materializados nos itens HISTÓRICO DE COMPRAS CENTRALIZADAS e HISTÓRICO DE COMPRAS (ÚLTIMOS 36 MESES) do Relatório Preliminar de Inteligência Interna (SEI n° 13413966) |
29/04/2021 |
R5 |
AP1 |
As especificações técnicas encontram-se definidas no Termo de Referência (SEI n° 15331660) e a explicação dos principais itens exigidos estão justificados no Estudo Técnico Preliminar (SEI n° 14333325) |
29/04/2021 |
R8 |
AP1 e AP2 |
No 7 - MODELO DE GESTÃO DO CONTRATO são apresentados os 7.1 - CRITÉRIOS DE ACEITAÇÃO, 7.2 - PROCEDIMENTOS DE TESTE E INSPEÇÃO, 7.3 - NÍVEIS MÍNIMOS DE SERVIÇO, 7.4 SANÇÕES ADMINISTRATIVAS e PROCEDIMENTO PARA GLOSAS NO PAGAMENTO, 7.5 - DO PAGAMENTO, conforme o Termo de Referência (SEI n° 15331660). |
29/04/2021 |
R9 |
AP1 |
No 7 - MODELO DE GESTÃO DO CONTRATO são apresentados os 7.3 - NÍVEIS MÍNIMOS DE SERVIÇO e 7.4 SANÇÕES ADMINISTRATIVAS E PROCEDIMENTO PARA GLOSAS NO PAGAMENTO, 7.5 - DO PAGAMENTO, conforme o Termo de Referência (SEI n° 15331660). |
29/04/2021 |
R10 |
AP1 |
Os prazos para entrega dos equipamentos foram definidos nos item 4.5 REQUISITOS TEMPORAIS do Termo de Referência (SEI n° 15331660). Também foram adicionados no supracitado Termo de Referência requisitos relacionados à entrega dos equipamentos, a saber: 4.9 - REQUISITOS DE PROJETO E DE IMPLEMENTAÇÃO, 4.10 - REQUISITOS DE IMPLANTAÇÃO OU ENTREGA e 4.14 - REQUISITOS DE METODOLOGIA DE TRABALHO. |
29/04/2021 |
R10 |
AP2 |
As sanções administrativas por atraso foram definidas nos itens 7.3 - NÍVEIS MÍNIMOS DE SERVIÇO e 7.4 SANÇÕES ADMINISTRATIVAS E PROCEDIMENTO PARA GLOSAS NO PAGAMENTO, 7.5 - DO PAGAMENTO, conforme o Termo de Referência (SEI n° 15331660). |
29/04/2021 |
R11 |
AP1 e AP2 |
Quanto à inclusão de cláusulas de sigilo e confidencialidade foram definidas no item 4.6 - REQUISITOS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO, 5.1 - Deveres e responsabilidades da CONTRATANTE, 6.5 - DA MANUTENÇÃO DE SIGILO E NORMAS DE SEGURANÇA, 7.4 - SANÇÕES ADMINISTRATIVAS E PROCEDIMENTOS PARA GLOSA NO PAGAMENTO e ANEXO III DO TERMO DE REFERÊNCIA do Termo de Referência (SEI n° 15331660). |
29/04/2021 |
R12 |
AP1 |
O objeto foi dividido em itens conforme item 1 - OBJETO DA CONTRATAÇÃO do Termo de Referência (SEI n° 15331660). |
Reuniões realizadas entre 13/05/2021 e 22/06/2021 |
R4 |
AP1 |
Visando ampliar a competição no presente projeto, foram realizadas novas reuniões com aqueles fabricantes que manifestaram interesse. Assim, as Memórias de Reunião constam no presente processo e representam os seguintes documentos no SEI: 16792939, 16792984, 16793028, 16793084, 16793103 e 16793126. As especificações foram revistas para a realidade atual e embasadas, novamente, em estudo da Consultoria Gartner - Recommended Configurations for Notebooks and Desktop PCs, 2020, de 05 de outubro de 2020. |
Reuniões realizadas entre 13/05/2021 e 22/06/2021 |
R5 |
AP1 e AP2 |
Visando ampliar a competição no presente projeto, foram realizadas novas reuniões com aqueles fabricantes que manifestaram interesse. Assim, as Memórias de Reunião constam no presente processo e representam os seguintes documentos no SEI: 16792939, 16792984, 16793028, 16793084, 16793103 e 16793126. As especificações foram revistas para a realidade atual e embasadas, novamente, em estudo da Consultoria Gartner - Recommended Configurations for Notebooks and Desktop PCs, 2020, de 05 de outubro de 2020. |
Reunião de alinhamento com a CGU realizada em 25/06/2021 |
R4 |
AP5 |
Foi realizada reunião com a Controladoria Geral da União apresentando os principais pontos do projeto e foram colhidos as considerações do órgão de controle para eles. Esse pontos estão materializado a partir da versão 2.0 do ETP e do TR. |
Reunião de alinhamento com a CGU realizada em 27/07/2021 |
R5 |
AP5 |
Foi realizada reunião com a Controladoria Geral da União para apresentar o resultado do trabalho de melhoria da presente Metodologia de Preços, conforme indicação oriunda do Relatório de Avaliação Definitivo (SEI-ME n° 17185893). |
AP - Ação Preventiva
AC - Ação de Contingência
5 - APROVAÇÃO E ASSINATURA |
Conforme § 5º do art. 38 da IN SGD/ME nº 1, de 2019, o Mapa de Gerenciamento de Riscos deve ser assinado pela Equipe de Planejamento da Contratação, nas fases de Planejamento da Contratação e de Seleção de Fornecedores, e pela Equipe de Fiscalização do Contrato, na fase de Gestão do Contrato.
A Equipe de Planejamento da Contratação foi instituída pelo Documento de Oficialização da Demanda (SEI n° 14324286) de 15 de abril de 2021.
Documento assinado eletronicamente
CÍCERO PADILHA DE ALMEIDA
Matrícula/SIAPE: 1709545
Integrante Técnico Substituto
Documento assinado eletronicamente
SILVIO CÉSAR DA SILVA LIMA
Matrícula/SIAPE: 2475974
Integrante Requisitante
Documento assinado eletronicamente
ABDIAS DA SILVA OLIVEIRA
Matrícula/SIAPE: 1534722
Integrante Administrativo
Aprovo.
Documento assinado eletronicamente
LARA BRAINER MAGALHÃES TORRES DE OLIVEIRA
Diretora
Matrícula/SIAPE 1503583
Documento assinado eletronicamente por Cícero Padilha de Almeida, Analista em Tecnologia da Informação, em 29/07/2021, às 20:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por Silvio Cesar da Silva Lima, Coordenador(a)-Geral, em 30/07/2021, às 02:33, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por Carlos Gustavo Cordeiro de Andrade, Coordenador(a), em 30/07/2021, às 11:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por Abdias da Silva Oliveira, Analista, em 30/07/2021, às 11:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por Lara Brainer Magalhães Torres de Oliveira, Diretor(a), em 30/07/2021, às 17:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.economia.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 16589536 e o código CRC 1CD6984F. |
Referência: Processo nº 19973.101124/2021-75. |
SEI nº 16589536 |