Ferramentas de Aprendizagem na Preceptoria
Um guia para desenvolver habilidades pedagógicas e o aprendizado ativo e significativo no residente.
Bem-vindo(a)!
Este curso é focado em **FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM** na preceptoria. Você vai explorar as bases teóricas que sustentam a formação de adultos (Andragogia) e conhecer uma variedade de metodologias ativas, individuais e coletivas, que otimizam o processo de ensino-aprendizagem na residência.
Avaliação e Nota Mínima
A avaliação final está na aba "Avaliação". Para ser aprovado e garantir o certificado, você deve atingir no mínimo 70% de acertos nas questões de conhecimento.
Certificação
O certificado será emitido pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HUSM após a aprovação (70%+) e o envio do resultado da avaliação por e-mail.
🎯 Principais Objetivos do Módulo:
Navegue pelas abas para explorar cada conteúdo em detalhe.
Mídias do Curso
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Vídeo Complementar (Estilos de Aprendizagem VARK)
Entendendo os Estilos de Aprendizagem (VARK)
Assista ao vídeo para complementar seu estudo sobre os diferentes estilos de aprendizagem na Andragogia.
Link do Conteúdo (VARK)🧠 Unidade 1: Teorias de Aprendizagem
A formação do profissional de saúde é norteada por teorias que reconhecem o residente como adulto. A **Andragogia**, arte e ciência de auxiliar adultos a aprender, é o alicerce deste curso, valorizando a experiência prévia, a motivação e a aplicação imediata do conhecimento.
O Modelo Andragógico de Malcolm Knowles
1. Necessidade de Saber
O adulto precisa saber antecipadamente que irá aprender, avaliando os benefícios e as consequências de não aprender.
2. Autoconceito
O adulto se considera responsável por sua vida e decisões, e desta maneira quer ser visto e tratado pelas outras pessoas.
3. Experiência
A ênfase deve ser em técnicas que partem da experiência dos aprendizes: discussão em grupo, simulação, resolução de problemas.
4. Prontidão para Aprender
O adulto se engaja em aprender aquilo que poderá ajudá-lo a solucionar problemas da vida real e a desempenhar papéis sociais.
5. Orientação para Aprender
Centrada em contextos da vida real, focada na aplicação imediata do conhecimento.
6. Motivação
Os fatores mais poderosos são os intrínsecos (desejo de satisfação, autoestima, reconhecimento).
Outras Correntes Teóricas
Aprendizagem Centrada no Aluno (Carl Rogers)
O professor é um facilitador. A educação deve ser centrada na pessoa, criando condições para seu crescimento pessoal e intergrupal, eliminando a ameaça no ambiente educacional.
Pedagogia Crítica (Paulo Freire)
Busca o processo de **conscientização** (Problematização) do sujeito concreto, situado no tempo e espaço, visando a superação da relação opressor-oprimido.
Aprendizagem Experiencial (David Kolb)
O conhecimento é criado pela **transformação da experiência** (Ciclo de Kolb: Sentir → Observar → Pensar → Fazer). A aprendizagem profunda integra esses quatro elementos.
Leituras Complementares (Unidade 1)
🧑⚕️ Unidade 2: Ferramentas Ativas Individuais
As metodologias ativas deslocam o residente de uma posição passiva para o **protagonismo** no processo de aprendizagem. O preceptor assume o papel de facilitador/mediador. A Educação Ativa enfatiza a **Participação Ativa** e o **Diálogo Horizontal**, onde a aprendizagem é a resposta natural ao desafio diante de uma situação-problema.
Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP/PBL)
Metodologia centrada no residente, organizada a partir de um problema. Demanda que o residente formule **hipóteses**, defina **objetivos** de aprendizagem e busque o estudo individual para rediscussão em grupo. O preceptor assume o papel de **facilitador**.
Ver Artigo (ABP)Estudo de Caso
Visa a análise de problemas e **tomada de decisão**. Auxilia o residente a sintetizar, identificar, interpretar, analisar e organizar dados. Promove interação e expansão do conhecimento, sendo adaptável a contextos reais ou fictícios.
Ver Artigo (Relato de Experiência)Portfólio Reflexivo (PR)
Coletânea de registros reflexivos das vivências práticas. Favorece a **autorreflexão** constante e a tomada de decisão pelo próprio residente, garantindo o retorno do preceptor via **feedback**. Foca nos elementos: **Cognitivo** (síntese, análise), **Socioemocional** (autoestima, autoconfiança) e **Moral** (questionamentos éticos).
Ver Artigo (PR como Avaliação)Observação Direta (OD) e PDP
Observação Direta (OD)
Ferramenta prática que permite ao preceptor identificar necessidades de aprendizagem pelo desempenho (conhecimentos, habilidades e atitudes) do residente.
Plano de Desenvolvimento de Pessoa (PDP)
Construção conjunta de metas de desenvolvimento (autores relatam ser uma metodologia ativa prática e factível).
Ver Artigo (PDP)Leitura Complementar (Unidade 2)
👥 Unidade 3: Estratégias Educacionais Coletivas
As estratégias coletivas desenvolvem a habilidade de atuar de modo **colaborativo**. A construção do conhecimento ocorre através da interação e discussão em grupo.
Principais Estratégias
Aprendizagem Baseada em Equipe (ABE/TBL)
Promove a construção do conhecimento com ênfase na **aplicação** e na **aprendizagem colaborativa** em 4 etapas: **Preparação → Garantia de Preparo → Aplicação de Conceitos → Autoavaliação**.
Fishbowl (Aquário)
Estratégia de discussão que equilibra espaços de fala (**círculo interno/externo**), estimulando o pensamento crítico-reflexivo. Não possui moderador (exercício autogerido).
Revisão por Pares
Reunião em pequenos grupos para discussão de temas propostos pelos residentes com base em fragilidades da prática. Fortalece o ensino de questões específicas por categoria profissional.
Ver Artigo (Revisão por Pares)Simulação
Reproduz ou substitui uma experiência prática em ambiente protegido. Permite recriar experiências raras. Exige o **Debriefing** (reflexão e discussão pós-simulação) para aprendizado contínuo.
Viagem Educacional (VE)
Associa a arte cinematográfica a metodologias ativas para **explicitar emoções e sentimentos**, fazendo o diálogo da emoção e da razão com o perfil de competência profissional.
Ver Artigo (Viagem Educacional)Grupo de Observação (GO) / Grupo de Verbalização (GV)
Divide os residentes em dois grupos (um discute, o outro observa e anota) para desenvolver habilidades de análise, interpretação e crítica, com inversão de papéis posterior.
Preceptoria em 1 Minuto (One Minute Paper)
Aprendizagem ativa por meio de **registros escritos** rápidos, representando a percepção do residente sobre o seu aprendizado. Ajuda a refinar objetivos e identificar novos temas de interesse.
Ver Artigo (Preceptoria em 1 Minuto)🗣️ Unidade 4: Comunicação Efetiva
A comunicação é uma habilidade essencial para o preceptor, garantindo uma via de mão dupla clara e acolhedora no processo de ensino-aprendizagem. A comunicação efetiva combina os aspectos **Verbal, Corporal e Sonora**.
Aspectos da Comunicação
Comunicação Corporal
Gestos e expressões faciais (postura, movimento, estado físico). O preceptor deve manter constante contato visual para ler a linguagem corporal e demonstrar interesse.
Comunicação Verbal
O que é falado. Deve ser **enfática e clara**, utilizando perguntas abertas que expressem empatia e interesse (Ex: "Em qual aspecto você acha que eu posso te ajudar?").
Comunicação Sonora
Tom de voz. O preceptor deve **Escutar** (compreender a mensagem) e não apenas ouvir, garantindo que o tom não intimide e seja acolhedor.
Comunicação Não-Violenta (CNV)
Método que busca a **autorresponsabilidade** e honestidade nas relações, por meio da empatia e escuta profunda. O preceptor aplica CNV ao focar na necessidade do residente.
4 Pilares da CNV:
- **Observação** (e NÃO julgamento de juízo e valor)
- **Sentimentos** (e NÃO avaliações e opiniões)
- **Necessidades ou Valores Universais** (e NÃO estratégias)
- **Pedidos ou Solicitações** (e NÃO ordens e demandas)
Dicas para Conhecer o Residente
- Conheça seus educandos, não apenas como residentes, mas como pessoas.
- Desafie o residente a ir mais longe, dando-lhe apoio para a aprendizagem transformadora.
- Lembre-se que o residente pode se sentir sobrecarregado pelo excesso de demanda.
- **Ensino pelo exemplo!** “Dar exemplo não é o principal meio de influenciar pessoas, mas o único” (Albert Einstein).
- Auxilie o residente a desenvolver organização e gestão.
- Preste atenção às batalhas pessoais de seu residente tanto quanto às suas outras necessidades de aprendizagem.
🤝 Unidades 5 e 6: Ensino Centrado no Residente e Acompanhamento
O método **Centrado no Residente** (Ensino Centrado no Educando) busca a aprendizagem significativa, colocando o estudante como o centro do saber e do seu próprio processo de construção de conhecimento.
Ensino Centrado no Residente (Carl Rogers)
É uma adaptação da abordagem centrada no paciente, visando o **protagonismo e a crítica** do residente:
4 Componentes de Carl Rogers:
- **Componente 1:** Avaliando as necessidades (explorando lacunas e metas).
- **Componente 2:** Compreendendo o residente como uma **pessoa inteira**.
- **Componente 3:** Elaborando um plano conjunto de aprendizagem (feedback é crucial aqui).
- **Componente 4:** Intensificando a relação preceptor-residente (acolhimento em suas singularidades).
5 Elementos para Aprendizagem Significativa (Zimring, 2010):
- **Habilidades Inatas:** Considerar vivências, interesses e sentimentos individuais.
- **Objetivos de Mudança:** Aprendizagem autêntica voltada para objetivos individuais (Ex: "o que você espera da residência?").
- **Processos de Mudança:** O preceptor apoia a reflexão de potenciais de transformação para melhoria da prática.
- **Necessidades de Aprendizagem:** O preceptor atua como condutor, atento aos interesses e necessidades do residente.
- **Produção de Sentido:** O indivíduo sai da zona de conforto, internalizando a experiência e assumindo a corresponsabilização.
Estratégias de Acompanhamento (Unidade 6)
O acompanhamento exige uma relação de confiança e a busca por autopercepção e autoavaliação por ambos (preceptor e residente).
Feedback (Francis e Young, 1992)
Processo de dar e receber críticas (avaliação formativa). Requer **10 critérios**, como **Cuidado**, **Atenção**, **Oportunidade** (quando o residente está receptivo) e **Afetividade** (expressar sentimentos). Quando o preceptor está atento a estes critérios, o residente sente-se acolhido e ativo no processo.
Transferência
Residente transfere expectativas, sentimentos e frustrações para a figura do preceptor. O preceptor deve identificar e intervir para apoiar o residente.
Contratransferência
O residente interfere nos sentimentos e reações do preceptor de forma inconsciente. Pode ser negativo (preceptor evita o convívio) ou positivo (preceptor aumenta a empatia).
Autoconsciência
Tomada de consciência e autoavaliação contínua de si mesmo (emoções, percepções), crucial para o preceptor identificar movimentos negativos de transferência/contratransferência.
Ver Artigo (Contratransferência)📝 Avaliação
Para finalizar, preencha seus dados e responda ao questionário. As 6 primeiras perguntas avaliam seu conhecimento e as 4 últimas coletam sua opinião sobre o curso.