Notícias

Radiologia Digital

HUSM investe em novos equipamentos para modernizar o sistema de digitalização de imagem de Radiologia

Publicado em 10/11/2020 10h05
1 | 7
2 | 7
3 | 7
4 | 7
5 | 7
6 | 7
7 | 7
IMG_7392.JPG
IMG_7395.JPG
IMG_7398.JPG
IMG_7400.JPG
IMG_7403.JPG
IMG_7407.JPG
IMG_7410.JPG

O Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) investiu em novos equipamentos de Diagnóstico por Imagem: um detector digital Flat Panel, uma estação de comando fixa e duas estações de trabalho móveis, avaliados em R$ 111 mil. Os equipamentos chegaram no mês de agosto e irão reduzir o tempo de exame de Raio-X, trabalhar com menor dose de radiação, além de realizar exames de imagens longas, como coluna total e escanometria (veja abaixo). Exames esses que, até então, não eram oferecidos pelo HUSM.

De acordo com a física médica Ana Paula Viero, o HUSM já acompanha a tendência mundial de digitalização de imagem. Há 8 anos, possui sistema de radiologia computadorizada (CR) e abandonou a radiologia analógica que, em seu processo de revelação, gerava resíduos químicos. E, no mês passado, recebeu o sistema de Radiologia Digital (DR).

Até então, para a realização de exames de pacientes em leito, mesmo contando com o aparelho de Raios-X móvel ( pode ser deslocado até o leito do paciente), ainda era preciso carregar uma série de cassetes para realizar esses exames. Cada cassete armazenava a imagem de um paciente. Agora, basta um único detector Flat Panel, que pode ser reutilizado quantas vezes for necessário.

Outra vantagem é que com as estações de trabalho móveis, ligadas diretamente ao detector Flat Panel, não é mais preciso retornar com os cassetes até a unidade de Radiologia para o processamento das imagens e conferência da qualidade do exame. Ali mesmo, no leito do paciente, o técnico em Radiologia consegue verificar a qualidade da imagem, na tela do computador da estação de trabalho.

- O processo de realização do exame do paciente é exatamente igual. Posicionamos o detector Flat Panel e disparamos o Raio-X. Contudo, o tempo para realização do exame reduziu e muito, porque conseguimos conferir, 5 segundos depois, na tela do computador da estação de trabalho, se a imagem ficou boa. Antes, realizávamos o exame, levávamos o cassete até a digitalizadora CR, tínhamos que esperar o tempo de processamento da imagem, para só então conseguir visualizar e avaliar se a imagem era de qualidade. Caso fosse necessário repetir a exposição, tínhamos que voltar, posicionar novamente o paciente, e refazer o exame. Este processo levava mais tempo ainda quando se tratava de exame de leito, pois além do tempo de processamento, existe o tempo de deslocamento da equipe – explica a Técnica em Radiologia Sabrina Arozi.

- Nos exames de leito, o técnico em radiologia se deslocava até o andar, colocava o cassete sob o paciente, realizava o exame, retornava até a radiologia, processava o exame, avaliava a qualidade da imagem e, caso fosse necessário repetir a exposição, retornava a fazer todos estes passos. Agora, com o detector Flat Panel, o técnico se desloca até o andar, realiza o exame e verifica em segundos, a qualidade da imagem, caso seja necessário repetir a exposição, o técnico já a faz, sem nem mesmo retirar a placa de baixo do paciente. Isso reduziu muito o tempo de realização do exame, sem contar no conforto e segurança para o paciente, uma vez que o manipula menos – explica Ana Paula.

- No sistema antigo, o tempo que demorava para fazer um exame no leito, com a placa Flat Panel é possível fazer mais exames no mesmo período – salienta Sabrina Arozi.

O novo equipamento chegou em boa hora. Com a instalação da UTI Covid-19 no hospital, um dos dois equipamentos CR (modelo antigo), que atendia toda a Radiologia, ficou fixo nessa UTI. Restando apenas um para atender as demandas restantes do hospital.

Agora, uma das estações móveis ficou fixa na UTI Covid, liberando o aparelho que estava lá. A outra estação móvel está na Radiologia para ajudar a atender a demanda de exames de leito e a estação fixa está instalada na sala de Raio-X fixa para se somar as CR que permanecerão em uso ainda.

O que é Radiologia Digital

A definição básica para a radiografia digital (RD) com Flat Panel é um sistema de produção de imagens digitais, a partir da exposição do paciente à radiação, e captura do feixe transmitido (que atravessa o paciente) pelo detector plano (flat panel). O detector transforma a energia absorvida da radiação em sinal elétrico, que, posteriormente, é transformado em sinal digital através de um conversor analógico/digital. Assim, a imagem é visualizada, imediatamente, após a aquisição, na tela de um computador.

O que é Exame de Escanometria

A escanometria é um método amplamente utilizado para diagnóstico da diferença entre os membros inferiores e seu respectivo tratamento pelos especialistas de diversas áreas.

O que é Exame de Coluna Total

É a imagem panorâmica de toda a coluna vertebral do paciente, com o objetivo de diagnosticar a escoliose e avaliar o grau da escoliose.