Notícias

moderno e padronizado

Ebserh realiza a migração dos sites de mais seis hospitais vinculados para plataforma do Governo Federal

Publicado em 20/11/2020 09h00
novoportal

Brasília (DF) – A Rede Ebserh lançou, dia 11 de novembro, novos portais para mais seis hospitais vinculados como parte do projeto de unificação de serviços digitais e canais do Governo Federal. A partir de agora, o site do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) e os sites dos hospitais de Rio Grande (HU-Furg/Ebserh), Curitiba (CHC-UFPR/Ebserh), Santa Cruz (Huab-UFRN/Ebserh), Campo Grande (Humap-UFMS/Ebserh),  e a maternidade de Natal (MEJC-UFRN/Ebserh) passam a integrar a plataforma gov.br.

A administração central da estatal já havia realizado sua migração em 2019 e iniciou a migração das unidades vinculadas no início do mês, com quatro hospitais da Rede Ebserh. Até dezembro deste ano, toda a rede integrará a nova ferramenta. Para o presidente da  Ebserh, Oswaldo Ferreira, “a nova plataforma busca aproximar, cada vez mais, instituição e população, dando mais clareza à sociedade quanto às atividades de gestão, assistência, ensino e pesquisa da empresa”.

A mudança vai facilitar a experiência do usuário na busca por informações institucionais. Uma das novidades é centralização de serviços do Governo Federal que, no caso da Rede Ebserh, disponibiliza páginas para essas atividades online no gov.br. Os hospitais podem ainda contar com uma ferramenta mais intuitiva para o internauta, leve, com leiaute moderno e padronizado, o que facilita a navegação pelo usuário em qualquer site em que ele estiver.

Funcionalidades

Dentre as vantagens do novo portal estão a economia em infraestrutura, concentração de serviços e informações num único local, e maior visibilidade e audiência para os portais integrados. O objetivo é oferecer acesso fácil para população e empresas, que poderão interagir durante as etapas dos serviços solicitados, reduzindo tempo e custos desnecessários.

O novo modelo padrão reúne um grupo de conteúdos variáveis, apresentado na parte superior da capa. Os novos sites dos hospitais possuem notícias em destaque, seguidas de um banner rotativo com ações da instituição, galeria de fotos, atendimento ao cidadão, estrutura, história, Ouvidoria, participação social, cards de acesso a outros serviços, sempre respeitando a Lei de Acesso à Informação e alinhados às melhores práticas de transparência das instituições públicas do país.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh