Notícias
GESTÃO EM SAÚDE
HUSM-UFSM promove 2ª edição do “Abrace o HUSM” e fortalece integração com municípios e Serviços de Saúde da região
Santa Maria (RS) – Como fortalecer a parceria entre o Hospital Universitário, Municípios e Serviços de Saúde da Região para qualificar os fluxos do SUS e garantir um cuidado mais humano e eficiente? Essa foi a questão que norteou a 2ª edição do Encontro Abrace o HUSM, realizado em 2 de outubro, no Hospital Universitário de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
“A manutenção de um diálogo permanente com as Secretarias Municipais e Serviços de Saúde da nossa região de abrangência, constitui estratégia prioritária para fortalecer a integração entre os diferentes níveis de atenção à saúde e qualificar os fluxos assistenciais”, disse a chefe do Setor de Governança e Estratégia Laura Quoos Dotto.
O evento reuniu cerca de 80 participantes, entre secretários municipais de saúde, gestores e representantes públicos de Serviços e da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul (4ª CRS/RS). O objetivo foi fortalecer o diálogo entre o HUSM e os municípios, promover transparência e identificar melhorias nos fluxos assistenciais do Sistema Único de Saúde (SUS).
A programação contou com a apresentação da estrutura, dos serviços, dos projetos estratégicos e dos principais indicadores do HUSM. Também foram discutidos assuntos diretamente relacionados ao dia a dia da rede assistencial, como a regulação do acesso, o Projeto Lean nas Emergências e a Rede de Urgência e Emergência. A iniciativa é organizada pela Superintendência, pelo Setor de Governança e Estratégia, pelo Setor de Contratualização e Regulação e pela Unidade de Comunicação do HUSM.
“Os encontros entre prestadores e gestores regionais de saúde são fundamentais para alinhar ações, fortalecer a integração da rede e aprimorar a qualidade e a eficiência dos serviços oferecidos à população. São esses encontros regulares, entre prestadores e gestores, que constituem em instrumentos estratégicos de gestão participativa, integração regional e qualificação da atenção à saúde, contribuindo diretamente para a eficiência do SUS e a melhoria do cuidado ao usuário”, pontuou o chefe do Setor de Contratualização e Regulação, Helder Ferreira de Souza.
Ao aproximar gestores, lideranças regionais e representantes sociais, o Abrace o HUSM fortalece o papel do Hospital como referência em média e alta complexidade, ampliando a cooperação interinstitucional e consolidando uma rede mais eficiente, equânime e centrada nas necessidades da população.
Abrangência regional
A 4ª CRS/RS é composta pelos municípios de Agudo, Cacequi, Capão do Cipó, Dilermando de Aguiar, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Itaara, Itacurubi, Ivorá, Jaguari, Jari, Júlio de Castilhos, Mata, Nova Esperança do Sul, Nova Palma, Paraíso do Sul, Pinhal Grande, Quevedos, Restinga Seca, Santa Maria, Santiago, São Francisco de Assis, São João do Polêsine, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, São Vicente do Sul, Silveira Martins, Toropi, Tupanciretã, Unistalda e Vila Nova do Sul.
Sobre a Ebserh
O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh