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DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
HUSM-UFSM capacita gestores para fortalecer liderança e gestão pelo SUS
Formação oferece ferramentas de liderança, planejamento e tomada de decisão para chefias,promovendo melhoria contínua dos serviços pelo SUS
Publicado em
28/08/2025 11h08
Santa Maria (RS) – Como os gestores podem transformar o dia a dia de um hospital e garantir serviços de saúde de qualidade? Essa é a pergunta que orienta o Curso de Liderança e Gestão Hospitalar idealizado e realizado no Hospital Universitário de Santa Maria, da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A iniciativa é voltada para as chefias que atuam no Hospital, visando desenvolver competências que vão além do conhecimento técnico, envolvendo aspectos estratégicos e comportamentais essenciais para conduzir equipes e processos na instituição.
O superintendente do HUSM, Humberto Moreira Palma, destacou a importância da formação de lideranças no ambiente hospitalar como estratégia de fortalecimento da gestão. Também ressaltou que, ao contrário da iniciativa privada, os hospitais universitários contam com um quadro fixo de profissionais, formado por servidores das universidades e empregados da Ebserh. “Partindo desse pressuposto, entendemos que precisamos nos transformar internamente. Temos que capacitar os nossos gestores em termos de gestão hospitalar e liderança, para que possamos cumprir melhor essa tarefa”.
A proposta é promover o desenvolvimento de competências voltadas à gestão de pessoas, liderança e administração de recursos. “Queremos que os gestores cumpram suas funções com mais técnica, mais capacidade de liderança e de gestão, para que o Hospital possa otimizar seus esforços e recursos em benefício dos pacientes que nos procuram”, explicou Humberto.
Fortalecendo competências
O programa vai de 10 de junho a 11 de novembro de 2025, com encontros mensais e atividades práticas. Em médica, 80 gestores participam de cada módulo. O Curso de Liderança e Gestão Hospitalar oferece ferramentas para fortalecer a liderança, engajar equipes e promover uma cultura organizacional sólida, com foco na melhoria contínua do ambiente de trabalho e na qualidade dos serviços prestados. A capacitação foi organizada e está sendo conduzida pela Psicologia Organizacional, a Unidade de Desenvolvimento de Pessoal e a Superintendência do HUSM.
Para a chefe da Unidade de Desenvolvimento de Pessoas (UDP), Cláudia Lavich, o curso “possibilitará desenvolver competências e habilidades necessárias com o intuito de fortalecer as lideranças alinhando a visão estratégica aos objetivos do Hospital. Para isso o curso possibilitará que as chefias revisitem alguns conceitos, conheçam ou reconheçam técnicas e ferramentas importantes para a prática de uma boa liderança, pois o líder é o elo de comunicação entre a instituição e as equipes de trabalho”. E acrescentou que é um investimento que pode resultar em benefícios para a organização como um todo, incluindo equipes mais engajadas e motivadas, melhoria do clima organizacional e aumento da produtividade.
As psicólogas organizacionais Adaiane Baccin e Paula Antonelli, reforçaram que “Ao longo da formação, os participantes são conduzidos a desenvolver uma visão sistêmica capaz de alinhar o desempenho de suas equipes aos objetivos organizacionais”. E acrescentaram: “A liderança é tratada não apenas como um papel, mas como uma habilidade capaz de inspirar, engajar e mobilizar equipes, estimulando autonomia e senso de propósito. Nesse contexto, o engajamento no trabalho e a gestão de conflitos são explorados como elementos-chave para manter um ambiente colaborativo e saudável, onde divergências são tratadas de forma construtiva e transformadas em oportunidades de crescimento”.
Para a chefe da Unidade de Apoio à Gestão em Enfermagem, Larissa Venturini, uma das participantes do curso, “Ser gestor envolve muitas esferas de responsabilidade, que vão desde o cuidado com as pessoas até a tomada de decisões estratégicas. A capacitação promovida pelo HUSM tem ampliado meu olhar, trazendo embasamento teórico para situações que, no cotidiano, acabamos conduzindo apenas de forma prática. Já percebo benefícios no fortalecimento da minha atuação diária, com mais segurança e clareza para liderar”.
Segundo o superintendente Humberto, essa iniciativa começou em 2025 e deverá ser mantida nos próximos anos. “Pretendemos repetir a experiência no ano que vem, corrigindo as falhas identificadas nesta primeira edição, e no futuro apresentar uma proposta para toda a Rede Ebserh de treinamento em gestão de pessoas”, pontuou.
Conteúdo programático
“Mais do que transmitir conceitos, essa iniciativa busca transformar a prática diária da gestão hospitalar, preparando líderes capazes de unir eficiência, empatia e visão estratégica para garantir resultados sustentáveis e de qualidade para pacientes, colaboradores e para a instituição como um todo”, destacaram as psicólogas organizacionais Adaiane e Paula.
O curso é estruturado em módulos que combinam teoria e prática por meio de dinâmicas. Entre os temas abordados estão: conceitos e estilos de liderança; estratégias para engajamento no trabalho, cultura organizacional e seus impactos nas instituições de saúde; clima para inovação e formas de estimular a criatividade nas equipes; e gestão de equipes de alto desempenho, incluindo a formação e liderança de grupos capazes de alcançar resultados superiores.
O docente da UFSM, Rodrigo Guerra, que ministra algumas dos módulos, pontuou: “O curso aborda temas essenciais para a excelência na administração de serviços de saúde, como liderança, engajamento no trabalho, cultura organizacional e promoção de um clima favorável à inovação”. Os módulos utilizam metodologias ativas, dinâmicas interativas, vídeos e análise de casos práticos de instituições hospitalares nacionais e internacionais, como Albert Einstein, Sírio-Libanês e Moinhos de Vento. “Essa abordagem permite que as chefias reflitam sobre boas práticas e desenvolvam estratégias adaptáveis à realidade do HUSM”, explicou Rodrigo.
O professor também reforçou que liderar em um ambiente hospitalar complexo exige mais do que conhecimento técnico: “É fundamental que as chefias desenvolvam habilidades para inspirar e engajar equipes, criando um ambiente colaborativo onde a comunicação eficaz e a inteligência emocional se constituam como alicerces do cotidiano organizacional”. E completou: “Esta iniciativa reforça o compromisso da Rede Ebserh e do HUSM com a capacitação contínua de seus gestores, alinhando competências técnicas e humanas essenciais para a formação de equipes de alto desempenho na saúde pública”.
Para as psicólogas, Adaiane e Paula, dentre os resultados esperados está auxiliar os gestores a estarem mais preparados para organizar processos, otimizar o tempo e tomar decisões alinhadas aos objetivos institucionais. “Buscamos obter uma comunicação interna mais clara e respeitosa, maior capacidade de dar e receber feedback e equipes mais engajadas e colaborativas. A resolução de conflitos tende a se tornar mais ágil e produtiva, fortalecendo o clima organizacional e um ambiente aberto à inovação”.
O curso busca gerar impactos concretos no dia a dia do HUSM. “Queremos que gestores e colaboradores se sintam mais motivados e apoiados, contando com líderes presentes, atentos às suas necessidades e capazes de criar condições para o desenvolvimento profissional e o reconhecimento do trabalho realizado. Nosso objetivo é fortalecer a cultura de colaboração, incentivar a comunicação clara e respeitosa e transformar conflitos em oportunidades de crescimento”, destacaram as psicólogas.
Sobre a Ebserh
O superintendente do HUSM, Humberto Moreira Palma, destacou a importância da formação de lideranças no ambiente hospitalar como estratégia de fortalecimento da gestão. Também ressaltou que, ao contrário da iniciativa privada, os hospitais universitários contam com um quadro fixo de profissionais, formado por servidores das universidades e empregados da Ebserh. “Partindo desse pressuposto, entendemos que precisamos nos transformar internamente. Temos que capacitar os nossos gestores em termos de gestão hospitalar e liderança, para que possamos cumprir melhor essa tarefa”.
A proposta é promover o desenvolvimento de competências voltadas à gestão de pessoas, liderança e administração de recursos. “Queremos que os gestores cumpram suas funções com mais técnica, mais capacidade de liderança e de gestão, para que o Hospital possa otimizar seus esforços e recursos em benefício dos pacientes que nos procuram”, explicou Humberto.
Fortalecendo competências
O programa vai de 10 de junho a 11 de novembro de 2025, com encontros mensais e atividades práticas. Em médica, 80 gestores participam de cada módulo. O Curso de Liderança e Gestão Hospitalar oferece ferramentas para fortalecer a liderança, engajar equipes e promover uma cultura organizacional sólida, com foco na melhoria contínua do ambiente de trabalho e na qualidade dos serviços prestados. A capacitação foi organizada e está sendo conduzida pela Psicologia Organizacional, a Unidade de Desenvolvimento de Pessoal e a Superintendência do HUSM.
Para a chefe da Unidade de Desenvolvimento de Pessoas (UDP), Cláudia Lavich, o curso “possibilitará desenvolver competências e habilidades necessárias com o intuito de fortalecer as lideranças alinhando a visão estratégica aos objetivos do Hospital. Para isso o curso possibilitará que as chefias revisitem alguns conceitos, conheçam ou reconheçam técnicas e ferramentas importantes para a prática de uma boa liderança, pois o líder é o elo de comunicação entre a instituição e as equipes de trabalho”. E acrescentou que é um investimento que pode resultar em benefícios para a organização como um todo, incluindo equipes mais engajadas e motivadas, melhoria do clima organizacional e aumento da produtividade.
As psicólogas organizacionais Adaiane Baccin e Paula Antonelli, reforçaram que “Ao longo da formação, os participantes são conduzidos a desenvolver uma visão sistêmica capaz de alinhar o desempenho de suas equipes aos objetivos organizacionais”. E acrescentaram: “A liderança é tratada não apenas como um papel, mas como uma habilidade capaz de inspirar, engajar e mobilizar equipes, estimulando autonomia e senso de propósito. Nesse contexto, o engajamento no trabalho e a gestão de conflitos são explorados como elementos-chave para manter um ambiente colaborativo e saudável, onde divergências são tratadas de forma construtiva e transformadas em oportunidades de crescimento”.
Para a chefe da Unidade de Apoio à Gestão em Enfermagem, Larissa Venturini, uma das participantes do curso, “Ser gestor envolve muitas esferas de responsabilidade, que vão desde o cuidado com as pessoas até a tomada de decisões estratégicas. A capacitação promovida pelo HUSM tem ampliado meu olhar, trazendo embasamento teórico para situações que, no cotidiano, acabamos conduzindo apenas de forma prática. Já percebo benefícios no fortalecimento da minha atuação diária, com mais segurança e clareza para liderar”.
Segundo o superintendente Humberto, essa iniciativa começou em 2025 e deverá ser mantida nos próximos anos. “Pretendemos repetir a experiência no ano que vem, corrigindo as falhas identificadas nesta primeira edição, e no futuro apresentar uma proposta para toda a Rede Ebserh de treinamento em gestão de pessoas”, pontuou.
Conteúdo programático
“Mais do que transmitir conceitos, essa iniciativa busca transformar a prática diária da gestão hospitalar, preparando líderes capazes de unir eficiência, empatia e visão estratégica para garantir resultados sustentáveis e de qualidade para pacientes, colaboradores e para a instituição como um todo”, destacaram as psicólogas organizacionais Adaiane e Paula.
O curso é estruturado em módulos que combinam teoria e prática por meio de dinâmicas. Entre os temas abordados estão: conceitos e estilos de liderança; estratégias para engajamento no trabalho, cultura organizacional e seus impactos nas instituições de saúde; clima para inovação e formas de estimular a criatividade nas equipes; e gestão de equipes de alto desempenho, incluindo a formação e liderança de grupos capazes de alcançar resultados superiores.
O docente da UFSM, Rodrigo Guerra, que ministra algumas dos módulos, pontuou: “O curso aborda temas essenciais para a excelência na administração de serviços de saúde, como liderança, engajamento no trabalho, cultura organizacional e promoção de um clima favorável à inovação”. Os módulos utilizam metodologias ativas, dinâmicas interativas, vídeos e análise de casos práticos de instituições hospitalares nacionais e internacionais, como Albert Einstein, Sírio-Libanês e Moinhos de Vento. “Essa abordagem permite que as chefias reflitam sobre boas práticas e desenvolvam estratégias adaptáveis à realidade do HUSM”, explicou Rodrigo.
O professor também reforçou que liderar em um ambiente hospitalar complexo exige mais do que conhecimento técnico: “É fundamental que as chefias desenvolvam habilidades para inspirar e engajar equipes, criando um ambiente colaborativo onde a comunicação eficaz e a inteligência emocional se constituam como alicerces do cotidiano organizacional”. E completou: “Esta iniciativa reforça o compromisso da Rede Ebserh e do HUSM com a capacitação contínua de seus gestores, alinhando competências técnicas e humanas essenciais para a formação de equipes de alto desempenho na saúde pública”.
Para as psicólogas, Adaiane e Paula, dentre os resultados esperados está auxiliar os gestores a estarem mais preparados para organizar processos, otimizar o tempo e tomar decisões alinhadas aos objetivos institucionais. “Buscamos obter uma comunicação interna mais clara e respeitosa, maior capacidade de dar e receber feedback e equipes mais engajadas e colaborativas. A resolução de conflitos tende a se tornar mais ágil e produtiva, fortalecendo o clima organizacional e um ambiente aberto à inovação”.
O curso busca gerar impactos concretos no dia a dia do HUSM. “Queremos que gestores e colaboradores se sintam mais motivados e apoiados, contando com líderes presentes, atentos às suas necessidades e capazes de criar condições para o desenvolvimento profissional e o reconhecimento do trabalho realizado. Nosso objetivo é fortalecer a cultura de colaboração, incentivar a comunicação clara e respeitosa e transformar conflitos em oportunidades de crescimento”, destacaram as psicólogas.
Sobre a Ebserh
O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh