Notícias

HU-UFSC NA M´ÍDIA

Pesquisadores buscam respostas para sequelas em curados da Covid

Publicado em 11/01/2021 16h39 Atualizado em 11/01/2021 17h00

Pesquisa desenvolvida no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) faz parte dos esforços desenvolvidos em universidades e centros de estudos no Brasil com o objetivo de entender e propor terapias para os pacientes que, após vencerem a batalha contra a Covid-19, ainda apresentam sequelas. A pesquisa foi destaque no jornal Hora Um, da rede Globo.

De acordo com a reportagem, Santa Catarina tem quase 500 mil recuperados da doença mas muitos deles – estudo do Hospital das Clínicas de São Paulo estima uma média de 40% - desenvolvem algum sintoma.

De acordo com a gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFSC, a pneumologista Rosemeri Maurici da Silva, a pesquisa desenvolvida no Núcleo de Pesquisa em Asma e Inflamação das vias Aéreas (Nupaiva) tem o objetivo de analisar esta realidade. A ideia, segundo ela, é fazer o estudo ao longo de quatro anos, acompanhando os pacientes curados para entender as consequências da Covid e colaborar para oferecer formas de tratamento adequadas.

Veja a entrevista em aqui

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents