Notícias

Covid-19

HU-UFSC conclui vacinação de profissionais das áreas assistenciais

Programação segue fluxo da Secretaria Municipal de Saúde e depende da liberação das doses
Publicado em 12/02/2021 12h44 Atualizado em 12/02/2021 16h08
Vacina

O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) concluiu a vacinação contra Covid-19 de todos os profissionais que estão em atividade e atuam diretamente na área assistencial, sendo que até o dia 11 de fevereiro foram aplicadas 1.560 doses da vacina, seguindo a ordem de prioridade definida pelas autoridades sanitárias e a liberação das doses para o hospital.

Paralelamente, já está sendo aplicada a segunda dose da vacina, seguindo o prazo recomendado pelos fabricantes. A vacinação no HU segue o fluxo definido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que é organizado em fases, atingindo os trabalhadores com todos os vínculos, além de residentes e terceirizados que atuam nas áreas contempladas em cada fase.

A vacinação no hospital começou em janeiro, quando foram aplicadas as primeiras doses para trabalhadores da UTI. Em seguida, foram os trabalhadores da Urgência e Emergência Adulto, incluindo as equipes de apoio, depois as Emergências Pediátrica e Gineco-obstétrica, além da UTI Neonatal, trabalhadores que fazem o teste de Covid-19 e os que atuam na Clínica Médica 1.

Na primeira semana de fevereiro, a SMS disponibilizou um novo quantitativo de doses, sendo vacinados os trabalhadores das unidades de internação não Covid, como Clínica Médica 2, Clínicas Cirúrgicas 1 e 2, Pediatria, Alojamento Conjunto, Centro Obstétrico, Centro Cirúrgico e Centro de Material e Esterilização. Também foram contempladas as áreas de atendimento de imunossuprimidos (Ambulatório de Onco-hematologia e Transplante Hepático), Laboratório, Unidade de Diagnóstico por Imagem, Patologia, Hemodinâmica, Neurologia e Cardiologia e nesta semana se encerrou a vacinação das equipes dos Ambulatórios, entre outros profissionais que atuam na assistência. Neste sentido, já foram cumpridas as fases previstas pela SMS - 1A até 1K.

A superintendência do HU reiterou a informação de que a meta é vacinar 100% da força de trabalho do hospital, seguindo as fases organizadas pela SMS e liberação das doses. Desta maneira, já está prevista ainda para este mês a vacinação dos trabalhadores de áreas não assistenciais, incluindo terceirizados, contemplando a fase 1L. Nesta fase, serão mais de 500 doses.

Fechando a programação, haverá, ainda, a vacinação de alunos em atividade no HU e os trabalhadores que estão em atividade remota ou afastados, em data que dependerá da liberação das doses. No total, serão vacinadas em torno de 2.400 a 2.500 pessoas (número que varia porque alguns trabalhadores foram vacinados em outras instituições ou não estão em condições de receber as vacinas imediatamente, caso de grávidas e pessoas com sintomas gripais).

As listas com os trabalhadores que são contemplados em cada uma das fases são encaminhadas pelas chefias, sendo compiladas pelo serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SOST). No início de cada fase, as chefias são avisadas, comunicando aos trabalhadores.

Para outras informações, acesse o guia de Vacinação Covid-19 da prefeitura de Florianópolis aqui.

Vacinometro 1

 

Unidade de Comunicação Social HU-UFSC/Ebserh.

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents