Notícias

HU-UFSC 41 anos

Profissionais ressaltam a importância e o papel do Hospital Universitário para formação e para a sociedade

Série de reportagens será publicada para marcar 41º aniversário do HU
Publicado em 03/05/2021 08h41
HU 2021

Profissionais que passaram pela direção do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) e trabalhadores que estão atualmente na instituição falaram sobre o papel de um hospital universitário, quais devem ser suas características e sua importância para a formação profissional e para a sociedade. As entrevistas foram concedidas por ocasião do 41° aniversário do HU, que foi inaugurado no dia 2 de maio de 1980. As reportagens serão apresentadas nos canais oficiais do hospital.

Nas entrevistas, os ex-diretores que responderam à série de perguntas deixaram, também, mensagens para quem está chegando hoje à instituição. No caso do patrono do hospital, Polydoro Ernani de São Thiago, falecido em 1999, a entrevista foi concedida pelo seu sobrinho.

Da mesma forma, profissionais que hoje estão no HU-UFSC explicaram o que representa trabalhar em um hospital universitário. Neste caso, os entrevistados representaram alguns setores assistenciais e de apoio, sempre lembrando que tanto os trabalhadores que passaram pelo hospital quanto os que atuam na instituição estão construindo a história que começou com o sonho de estudantes e profissionais de Santa Catarina e hoje é uma das principais referências na área de ensino e saúde do Brasil.

Para a atual superintendente do HU, a médica hematologista Joanita Angela Gonzaga Del Moral, um hospital universitário tem como principal meta a assistência de qualidade aliada ao ensino e pesquisa, os três pilares que, se bem articulados, revertem em real benefício à sociedade. “É importante verificar que, ao longo destes 41 anos, esta articulação entre a assistência, o ensino e a pesquisa, foi priorizada pelos dirigentes do HU e, hoje, chegamos ao aniversário do hospital mostrando, nesta série de entrevistas, o quanto isso contribui para a formação dos novos profissionais e para um serviço de qualidade voltado para a sociedade”, disse a dirigente.

 

Unidade de Comunicação Social HU-UFSC.